São Sebastião do Paraíso somou nos últimos três dias 32 casos de pessoas que testaram positivo para a covid-19. O volume de pessoas infectadas chama a atenção do setor da Saúde que vem acompanhando a evolução do quadro. Conforme boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura, através da Vigilância em Saúde, na sexta-feira,18, havia subido para cinco a quantidade de pessoas hospitalizadas em atendimento na Santa Casa da cidade, que é referência para seis municípios da microrregião.
Desde a quarta-feira,16, boletins epidemiológicos voltaram a ser divulgados com o aparecimento dos novos casos. O aumento no número de pessoas positivadas em Paraíso ocorre no mesmo momento quando em todo o país há o aparecimento de novos casos e também aumentam as internações. A causa para o crescimento destas situações está sendo atribuída ao aparecimento das derivações da variante Ômicron, que são mais transmissíveis e acomete principalmente as pessoas que estão com o calendário vacinal incompleto.
Ainda assim conforme os levantamentos iniciais divulgados pelo Ministério da Saúde os casos registrados são de pacientes com sintomas leves. Tem sido recomendado o reforço nas medidas de prevenção, principalmente, em relação ao uso de máscara em ambientes fechados. A Secretaria de Estado da Saúde, em Minas Gerais informa que a situação da doença no estado está sob controle e que vem monitorando o surgimento de novos casos e internações através de relatórios das regionais.
No último Boletim Epidemiológico divulgado pela prefeitura de Paraíso, na sexta-feira,18, foi informada a existência de nove casos de pessoas que testaram positivo para a Covid-19. Em relação a pacientes internados eram quatro pacientes hospitalizados em leitos clínicos na Santa Casa. Também foi relatado sobre um paciente de outro município internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Na quinta-feira, foram registrados 13 casos positivados, enquanto que na quarta-feira,17, foram 10 as pessoas que tiveram confirmação com o quadro da doença. Nestes dois dias eram apenas três os internados da cidade, condição que passou para quatro na sexta-feira,18.
Desde o início da pandemia em março de 2020, até 18 de novembro de 2022 Paraíso estava com 42.603 notificações, com 14.041 casos confirmados e 328 óbitos. Também foi registrado no período 10.699 casos descartados, 13.667 recuperados, 10.634 descartados, além de 65 óbitos descartados. Ainda da sexta-feira, havia 42 pessoas com diagnóstico confirmado em isolamento domiciliar e 156 suspeitos monitorados em isolamento domiciliar.