ESPAÇO SAÚDE

O Transtorno de Estresse Pós Traumático e a relação com a Pandemia de Covid-19

Por: Redação | Categoria: Saúde | 23-11-2022 00:26 | 678
Dr. Luiz Gustavo Guedes - Psiquiatra -
Dr. Luiz Gustavo Guedes - Psiquiatra - Foto: Arquivo

O Transtorno de Estresse Pós Traumático é uma doença psiquiátrica causada por alguma situação que foi traumática ao indivíduo, como por exemplo ter sido vítima ou testemunha de algum tipo de ato violento, disruptivo que causou dano a si ou a outros, como violência interpessoal, acidentes envolvendo veículos, situações de perigo constante ou ameaça à vida, além de vivência em conflitos de guerra ou em pandemias.

A Pandemia de Covid-19, a qual em seu início era uma doença ainda sem vacina e desconhecida ao sistema imunológico humano, inicialmente causou uma situação de alarme e consequentemente de ameaça de vida humana, que demandou uma necessidade de alerta e de preocupação excessiva em não se infectar, além da necessidade de proteger a família e as pessoas próximas.

Com o passar dos meses e o vírus já espalhado no mundo, começaram as notícias de hospitais cheios, faltas de leitos vagos e de máscaras eficazes, insuficiência de cilindros de oxigênio e de medicações eficazes, causando um aumento da ansiedade e do medo na população que ainda não estava vacinada.

O Brasil não estava preparado para enfrentar aquele tipo de situação, consequente-mente a realidade foi impactante, gerando prejuízo à população conforme aumentava o número de infectados e consequentemente de falecidos.

Infelizmente perdemos muitas pessoas de forma súbita: uma parte destas mortes foram em ausência de assistência por falta de leitos, outros conseguiram ser internados porém faleceram rapidamente, enquanto alguns lutaram pela vida por meses em uma unidade de terapia intensiva.

Nestes episódios, os familiares viveram situações de agonia e impotência, acompanhando sem poder visitar, sabendo da letalidade do quadro e da precariedade de tratamentos eficientes.

Toda essa dinâmica da pandemia levou a traumas em alguns indivíduos mais suscetíveis ou naqueles que experimentaram situações traumáticas de forma mais direta, em si, com familiares ou pessoas próximas.

O Transtorno de Estresse Pós Traumático é caracterizado por sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais.

Os traumas podem acontecer em qualquer idade e demandar de dias até anos para os sintomas aparecerem.

Os sintomas são caracterizados por três categorias:

Reexperiência Traumática: pesadelos, flashbacks e pensamentos recorrentes do trauma que aconteceu.

Esquiva e Isolamento Social: a pessoa foge de toda e qualquer situação que possa reavivar a lembrança dolorosa do trauma, com isso, dependendo de qual o trauma, pode levar o acometido(a) a se isolar e cessar o convívio social.

Hiperexcitabilidade psíquica e psicomotora: taquicardia, sudorese, tonturas, dor de cabeça, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade e hipervigilância são alguns dos sintomas que são manifestados por aqueles que se encontram nesta condição.

Para tratamento, é orientado primeiramente a buscar o médico Psiquiatra para confirmar o diagnóstico e iniciar medicação, além de acompanhamento psicoterápico é benéfico na grande maioria dos casos.

Dr. Luiz Gustavo Guedes
Médico Psiquiatra
CRM/MG 63277
RQE 50446