ESPAÇO SAÚDE

Chocolate alimento proibido ou benéfico em nossas rotinas alimentares?

Por: Redação | Categoria: Saúde | 30-11-2022 05:59 | 411
Dra Leticia de Oliveira Médica Nefrologista e  Clínica Médica Lucano Clínicas
Dra Leticia de Oliveira Médica Nefrologista e Clínica Médica Lucano Clínicas Foto: Arquivo

Uma série de efeitos benéficos podem ocorrer após a ingestão regular de alimentos e bebidas que contenham cacau.

7 bons motivos para incluir ele na sua dieta!

- Os chocolates com maior concentração de cacau têm ação vasodilatadora, melhoram a função vascular e contam com atividades antiplaquetárias, prevenindo a formação de placa de gordura dentro das artérias. São exemplos aqueles com concentração de 50% ou mais de cacau.

- Os componentes do cacau oferecem importante ação como agentes antidiabéticos, especialmente com diabetes mellitus tipo 2, melhorando a homeostase da glicose, retardando a digestão e absorção de carboidratos no intestino.

- O chocolate produziu uma resposta de saciedade, reduzindo o apetite; prevenindo o ganho de peso. Além disso, os flavonoides podem produzir eventos metabólicos que induziram a lipogênese e lipólise (quebra de gordura).

- Os flavonoides de cacau contribuem para o crescimento da microbiota fecal humana, e consequente melhora do sistema imune com a redução da liberação de mediadores, restauração do equilíbrio das células e a regulação negativa de produção de Imunoglobina.

- Os polifenóis do chocolate preto atuam no sistema nervoso central (SNC) e suas funções neurológicas através da produção de óxido nítrico. Provocando assim vasodilatação e aumento do fluxo sanguíneo cerebral fornecendo mais oxigênio e glicose aos neurônios, levando ao aumento da formação de vasos sanguíneos no hipocampo.

- A ingestão de chocolate está ligada ao aumento na síntese cerebral de serotonina, o famoso hormônio da felicidade e que produz uma sensação de energia e prazer. Mas cuidado com chocolates com teor maior de açúcar.

- O chocolate exerce vários efeitos sobre a sexualidade humana, seu consume promove a vasocongestão periférica dos tecidos genitais; e ainda a serotonina, com produção aumentada após o consumo de cacau, pode estar envolvida no processo de estimulação sexual.

Mas, ATENÇÃO: 

Mesmo que você opte pelo chocolate amargo é importante tomar cuidado com o consumo excessivo, pois, independentemente da concentração de cacau, o chocolate ainda tem açúcar e gorduras saturadas. O ideal é consumir de 25g a 50g de chocolate por dia, dando preferência às opções com maior concentração de cacau.

Visite regularmente seu médico de confiança, tenha bons profissionais como aliados no cuidado de sua saúde. E possível viver bem e saudável adaptando sua rotina.

Dra Leticia de Oliveira
Nefrologia e Clínica Médica
Atendimentos presenciais, telemedicina, visitas domiciliares e MAPA 24 h.

Redes sociais:

@draleticianefro (Instagram)

Dra Leticia de Oliveira Nefrologia e Clínica Médica (Facebook)

Lucano Clínicas

Rua Tenente José  Joaquim, 555 - Centro - São Sebastião do Paraíso - Minas Gerais

Telefones: (35) 35312607, 3531-4723, 99962-8084