TV ASSEMBLEIA

Paraíso voltará a ter retransmissão da "TV Assembleia" de Minas no canal 41

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Tecnologia | 17-12-2022 06:59 | 3014
Emissora foi criada com objetivo de dar transparência aos atos do parlamento mineiro
Emissora foi criada com objetivo de dar transparência aos atos do parlamento mineiro Foto: Divulgação

A TV Assembleia que transmite os atos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai voltar a retransmitir seu sinal em São Sebastião do Paraíso. Na terça-feira,13, o Diário Oficial da União publicou a Portaria nº 7.378 do Ministério das Comunicações autorizando o início das operações no sistema digital. A emissora deverá operar no canal 41 e expectativa de que o sinal volte a funcionar no primeiro semestre de 2023.

A Portaria do Ministério das Comunicações te, data de 7 de dezembro, foi publicada no Diário Oficial da União na edição de terça-feira,12 de dezembro. Em seu artigo primeiro é citada a consignação à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ser autorizatária do serviço de retransmissão de televisão em São Sebastião do Paraíso. O documento leva a assinatura de Maximiliano Salvadori Martinhão secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações.

Para a emissora foi reservado o canal 41, em caráter primário para transmissão digital do serviço, em Paraíso, no âmbito do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre.

Há mais de uma década que a TV Assembleia deixou de ser transmitida no município, quando utilizava o sistema analógico. Por mais de uma vez parte dos equipamentos pertencentes a emissora e que estavam instalados na serra da pedreira foram furtados. No local, onde funciona o parque de transmissões de várias emissoras de rádio e televisão eram constantes as ações de vândalos que frequentemente invadiam o lugar na tentativa de furtar equipamentos e cabos.

HISTÓRIA
A TV Assembleia é a primeira emissora legislativa brasileira. Entrou em operação em 30 de novembro de 1995. O objetivo é dar transparência aos atos do Poder Legislativo e promover a formação política dos cidadãos. Reuniões de Plenário e comissões são transmitidas ao vivo, além de eventos culturais, programas, noticiários e debates.

Para que os cidadãos entendam as informações sobre o parlamento, é divulgado o processo legislativo de maneira clara e objetiva, estimulando, assim, a participação popular nos temas que interessam diretamente os vários segmentos da sociedade.