EMPREENDEDORISMO

Jovens de Paraíso e região participam do Programa de Educação Empreendedora

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 02-01-2023 17:17 | 2322
Iniciativa do Sebrae também capacitou, aproximadamente, mil educadores da região por meio de diversas atividades
Iniciativa do Sebrae também capacitou, aproximadamente, mil educadores da região por meio de diversas atividades Foto: Divulgação

O Sebrae Minas estima que quase dois mil estudantes de São Sebastião do Paraíso e também da região Sudoeste, composta por 13 municípios, foram impactados pelo Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), em 2022. A iniciativa do Sebrae tem o objetivo de capacitar educadores para disseminar a metodologia e os conteúdos no ambiente escolar, estimulando o comportamento empreendedor dos estudantes.

Durante todo o ano, foram realizadas 21 atividades, entre palestras, seminários, cursos e oficinas, capacitando 1.103 professores e impactando 2.117 estudantes. As ações tiveram como foco aspectos como a construção de experiências significativas de aprendizagem e a capacidade de encontrar soluções para situações desafiadoras. Entre as metas estabelecidas pelo programa também consta a reconstrução de práticas educacionais; o desenvolvimento do potencial criativo e inovador; e a capacidade de aprender em comunidade para transformar realidades.

Conforme a analista do Sebrae Minas, Lucilene Pessoni, o projeto Empreender é definido como um processo constante de aprendizagem. “Por isso, o PNEE leva conteúdos indispensáveis para os participantes, estimulando seu desenvolvimento pessoal, escolar e profissional", comenta. Sobre o desempenho do projeto, a analista completa que durante a execução do programa foram percebidos diversos avanços na área educacional. “Estamos satisfeitos com os resultados, e com muitas expectativas para 2023, quando essa temática será um dos principais focos de atuação no território", destaca.

ATIVIDADES
Entre as atividades desenvolvidas pelo Sebrae Minas na região estão diversos programas realizadas em conjunto com os municípios. De São Sebastião do Paraíso consta o “Programa O Futuro do Trabalho”, palestra Propósito, Oficina Empreendedorismo In-book, Oficina Propósito In-book e Programa Management and Economics Simulation Exercise (MESE). Em Itamogi foi desenvolvido o Programa Gestão de Projetos Habilidades para a Vida. Para Monte Santo de Minas foi realizado o programa “O Futuro do Trabalho e “Meu Robô”.

Em Arceburgo foi realizado o Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), Programa Gestão de Projetos Habilidades para a Vida e Programa Conectando com o Amanhã. No município de Bom Jesus da Penha ocorreu o projeto Gestão de Projetos Habilidades para a Vida; e em Guaranésia, ocorreu o Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Para Guaxupé foi destinado o Programa O Futuro do Trabalho e Congresso Científico de Educação Empreendedora. Ainda foram desenvolvidas ações semelhantes em Juruaia, São Pedro da União e Muzambinho.

O Programa Nacional Educação de Empreendedora está presente em cerca de cinco mil municípios brasileiros. A iniciativa já atendeu, aproximadamente, nove milhões de estudantes, e capacitou 500 mil professores.

Em Minas Gerais, só em 2021, o programa impactou 28 mil educadores, com cursos, seminários e capacitações, atingindo 69 mil estudantes em todo o estado. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae Minas, indicou que entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, 95,4% dos professores que participaram do projeto afirmaram que o programa os permitiu aperfeiçoar suas didáticas, e acreditam que a implementação da iniciativa contribuiu para mudanças positivas no comportamento dos alunos.