ALMG

Com o apoio do PL a Tadeu Martins, Arantes não disputará presidência da ALMG

Por: Dr. Olavo Borges | Categoria: Política | 22-01-2023 09:09 | 2128
Foto: Guilherme Bergamini

O deputado Antonio Carlos Arantes, vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que vinha sendo apontado como eventual candidato a presidir aquela Casa, não deverá disputar o cargo no dia 1.º de fevereiro. O Partido Liberal (PL) ao qual é filiado, fechou, quinta-feira (19), apoio ao deputado Tadeu Martins Leite (MDB).

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, empenhou-se para que deputados de seu partido apoiassem o deputado Roberto Andrade (Patriota), que tem o apoio do governador Romeu Zema (Novo). No entanto Costa Neto não foi ouvido.

Deputados filiados ao PL salientaram que serão da base aliada na ALMG como apoiadores ao governador Romeu Zema, mas para a presidência da Assembleia Legislativa o compromisso era com Tadeu Martins Leite. Parlamentares para selar este apoio tiveram duas reuniões, sendo que a definição se deu no início da noite de quinta-feira (19).

O deputado Antonio Carlos Arantes justificou que tal decisão levou em conta o perfil “aglutinador” de Tadeu Martins (Tadeuzino). “Chegamos a um entendimento, nada contra o Roberto, é nosso amigo”, acrescentou o vice-presidente da ALMG.

O apoio de deputados filiados ao PL ao governador Romeu Zema foi fortalecido com o seu apoio à candidatura de Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno das eleições. Contudo, no tocante a eleição para a presidência da ALMG, não há compromisso de apoiar o deputado indicado por ele.

Ao jornal O Tempo Arantes afirmou que “em um momento tão importante, o governo precisa ter alguém que consiga pacificar e trabalhar as pautas do governo. O Tadeu tem trânsito na direita, no centro e na esquerda e isso é muito bom”.

Para parlamentares, Romeu Zema errou em escolher Roberto Andrade, candidatura tida como imposta, ao passo que preteriu Antonio Carlos Arantes que tem lhe demonstrado lealdade, e segundo informações, “sequer foi procurado”.