CLÓVIS SALGADO

Educação em Tempo Integral: Educação de qualidade é realidade em Paraíso

Por: Ralph Diniz | Categoria: Educação | 27-01-2023 11:01 | 1110
Laboratórios e salas utilizadas pelos alunos do Temo Integral do Clóvis Salgado
Laboratórios e salas utilizadas pelos alunos do Temo Integral do Clóvis Salgado Foto: Reprodução

Os pais que estão buscando por uma educação pública e de qualidade em nossa cidade, podem contar com a opção do ensino em Tempo Integral, ou seja, que o estudante tem a oportunidade de ficar o dia todo na escola e tenha oportunidade de receber cinco refeições completas, praticar esporte todos os dias e ter matérias voltadas para o ENEM e vestibulares de grandes universidades.

Uma das escolas que oferece o Tempo Integral é o Clóvis Salgado, tanto ensino médio como ensino fundamental, e que fica na região central. O diretor do Clóvis, professor Jota Pê, explica como funciona: o estudante entra as 7h, recebe café da manhã, merenda as 9h30, almoço completo às 11h30, participa dos clubes entre meio dia e uma hora, cada dia um esporte diferente e com a opção de participar do clube da horta, de pintura, de teatro, do ENEM, tudo muito organizado, e antes de ir embora recebe a merenda das 15h30 e ao final um café da tarde.

Para se adaptar ao modelo de Tempo Integral, a escola inaugurou o formato de laboratórios, dividido entre as grandes áreas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Linguagens, Informática e Mídia. Os alunos contam com armários para deixar o material na escola, realizam provas todas as semanas preparando para os vestibulares, tem aula de Tecnologia, Redação e Matemática para o ENEM, sendo uma formação de excelência e pronta para o século XXI.

Outro fator que mostra a qualidade do Tempo Integral são as excursões e eventos culturais. No ano anterior os alunos conheceram São Paulo, visitaram a Universidade Federal de Lavras, realizaram atividades externas no Parque da Serrinha e aumentaram suas visões de mundo. Todo bimestre os alunos organizam o Sarau do Integral, apresentando teatro, dança, canto, poesia e desenhos. Um ponto forte é o Projeto Compartilhando Experiências, que recebe sempre algum profissional de destaque da nossa cidade, para esclarecer sobre sua profissão.