Sete dias depois da que de um barranco na MGC 491, entre o Aeroporto Joaquim Montans Jr e o Condomínio Campo Alegre, a terra continua sobre o asfalto impedindo a passagem de veículos sentido São Sebastião do Paraíso, Monte Santo de Minas. Devido ao intenso tráfego, o perigo é constante. “Minha filha quase bateu com uma carreta aqui, é um absurdo”, disse um internauta em postagem feita em rede social.
Motivado pelas fortes chuvas, o barranco caiu na madrugada de quarta-feira (1/2), e a poucos metros outro problema preocupante foi a queda de talude que causou a interdição de um trecho da pista, sentido Monte – Santo, Paraíso. O trânsito chegou ser controlado pelo sistema “pare – siga”.
Na tarde desta terça-feira (7/2) não havia máquinas nem pessoas trabalhando na recuperação do talude, apesar de não estar descartado novo desmoronamento. Veículos pesados e leves continuam trafegando pelo local. O trânsito sobre a área afetada foi transferido apenas para uma pista e utiliza-se o acostamento sentido Paraíso-Monte Santo.
Dirigir sobre o referido trecho se tornou preocupante, conforme relatam moradores no Condomínio Campo Alegre, além de trabalhadores e proprietários rurais que passam diariamente algumas vezes pelo local. Não faltam críticas sobre a inércia e descaso do DER-MG no trato com problema tão sério.
“É um absurdo isto aqui, a pista tomada há alguns dias, e ninguém faz nada”, disse o pai de uma condutora de veículo que por pouco bateu de frente com uma carreta”.
O vereador Luiz de Paula disse ao Jornal do Sudoeste ter enviado mensagem ao engenheiro responsável pelo DER-MG em Passos, solicitando que a terra fosse retirada da pista. “Falei também com o secretário João Paulo (secretário municipal de Segurança e Transporte em Paraíso) e ele afirmou que sábado de manhã a pá-carregadeira iria retirar a terra. Conforme disse, a pá-carregadeira furou o pneu. E percebi que aqueles cones estão muito no meio da pista. Se o condutor que vem sentido Monte Santo – Paraíso não tiver a gentileza de jogar para o acostamento à sua direita, vai ter colisão frontal lá”, disse o vereador, ao afirmar que “é revoltante”.