CÂMARA

Parlamento Jovem 2023 tem início na próxima semana

Cinquenta jovens do ensino médio, de escolas públicas e particulares, participarão do projeto que promove a educação política e cidadã
Por: Ralph Diniz | Categoria: Política | 11-03-2023 13:44 | 280
Participantes da Elegis em 2022 definiram o tema a ser debatido pelos novos alunos: “Jovem e o Mercado de Trabalho”
Participantes da Elegis em 2022 definiram o tema a ser debatido pelos novos alunos: “Jovem e o Mercado de Trabalho” Foto: Ascom Câmara Municipal

Na próxima quarta-feira, 15, será realizada a cerimônia de lançamento do Parlamento Jovem 2023 em São Sebastião do Paraíso. O evento acontecerá no Plenário da Câmara Municipal e contará com a presença de autoridades, vereadores, jovens, pais e convidados. O evento acontece às 19h. As oficinas do projeto ocorrem todas as quartas-feiras à noite.

O Parlamento Jovem é um projeto realizado pela Escola do Legislativo (Elegis), que tem como objetivo promover a educação política e cidadã entre os jovens da cidade. De acordo com a diretora da escola, a servidora Helena Lage Tallmann, para este ano a Elegis pretende manter e ampliar projetos já existentes, como o Parlamento Jovem, o Câmara em Visita e a Gincana do Saber Mirim. Além disso, será realizada um trabalho de capacitação dos servidores da Câmara, com a criação de planejamentos a médio e longo prazos para ofertar treinamentos e palestras periódicos para atender as demandas internas.

Para atrair os jovens de Paraíso para o projeto, a equipe da Escola do Legislativo realizou mobilizações nas escolas, colocou cartazes em locais com grande circulação de pessoas e divulgou as inscrições nas redes sociais da instituição. As inscrições para o Parlamento Jovem são abertas para alunos de todos os anos do ensino médio, tanto de escolas públicas quanto privadas. São oferecidas 50 vagas para o projeto, que incluem uniformes, lanches e viagens, tudo custeado pela Câmara Municipal.

Durante o período em que os jovens participam do projeto, eles recebem formação política e formação temática. “Na formação política, são repassadas informações sobre o funcionamento da organização política do País, os três poderes, como são criadas as leis e mecanismos de participação popular na política. Já na formação temática, o PJ trabalha com o tema escolhido pelos próprios alunos do ano anterior”, explica a diretora do projeto.

Em 2023, o tema é “Jovem e Mercado de Trabalho”, subdividido em três subtemas: desenvolvimento econômico e geração de trabalho, escolaridade e qualificação profissional e jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho. Os jovens discutem o tema, buscam soluções para os principais problemas e criam propostas, que são votadas a nível municipal e regional. As melhores propostas passam pela votação final na etapa estadual, que acontece na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, reunindo jovens de todo o estado de Minas Gerais. As ideias selecionadas compõem o documento final da edição e são encaminhadas para a Comissão de Participação Popular da ALMG, sendo analisadas pelos deputados estaduais e, possivelmente, se tornando leis.

De acordo com Helena Tallmann, com o projeto, os jovens têm a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento do sistema político e de debater temas relevantes para a sociedade, desenvolvendo habilidades importantes para o exercício da cidadania. Ela ressalta, ainda, que o Parlamento Jovem busca dar voz às ideias dos participantes, inserindo-os de maneira prática na vida política e nos problemas da comunidade. “Por isso, as oficinas também têm esse mesmo objetivo, e estamos sempre buscando formas cada vez mais dinâmicas e participativas para as discussões políticas e temáticas. Por conta disso, as oficinas não se assemelham a uma aula tradicional no formato das escolas”.

E, além das atividades de estudo e debate, palestras, dinâmicas e atividades práticas, durante o ano os jovens também têm oportunidade de conhecer novas pessoas de outras escolas e cidades e de participar de algumas viagens, como para o Encontro Regional (que reúne todos os 18 municípios do Polo Sudoeste); para a Plenária Microrregional (onde são votadas as melhores propostas a nível microrregional); para a Plenária Regional (onde são votadas as propostas regionais que irão para a etapa estadual em Belo Horizonte). O município também conta com um representante (eleito pelos próprios alunos), que participará da etapa estadual na capital mineira.

Presidente da Câmara Municipal de Paraíso, José Luiz das Graças (Republicanos) aprova o projeto que é realizado pela Casa desde 2017 e ressalta a sua importância para a formação política e social dos jovens participantes. “A escola do Legislativo tem como objetivo fomentar o interesse do jovem por políticas públicas. Quando eles participam das discussões do tema escolhido, passam a entender a importância da política na vida das pessoas. Na Escola do Legislativo, eles terão a oportunidade de debater com conhecimento nas escolas de nossa comunidade”, comenta.

O chefe do Legislativo paraisense também tece elogios à equipe de servidores da Câmara que integram a Elegis, e declara que os vereadores farão o possível para colaborar com o projeto neste ano. “Vamos ajudar no que for preciso para que os jovens tenham tudo aqui que lhes proporcione conhecimento de qualidade. E isso tudo só é possível porque nossos servidores promovem este projeto com maestria, se preparando muito para ele. Agradeço a todos por acreditarem e se dedicarem tanto à Escola do Legislativo”, conclui o vereador.

Em 2023, câmaras de 147 municípios mineiros participarão do Parlamento Jovem, divididas em 20 polos regionais. São Sebastião do Paraíso faz parte do Polo Sudoeste, o maior do Estado, juntamente com as cidades de Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Cássia, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Poços de Caldas, Pratápolis e São Pedro da União (ingressante).