AGRONEGÓCIOS

Paraíso terá etapa do Circuito Mineiro de Cafeicultura

Por: Nelson Duarte | Categoria: Agricultura | 18-03-2023 07:14 | 1487
Engenheira agrônoma Sirlei Renata Sanfelice de Carvalho
Engenheira agrônoma Sirlei Renata Sanfelice de Carvalho Foto: Arquivo “JS”

No próximo dia 30 deste mês, São Sebastião do Paraíso irá sediar uma etapa do Circuito Mineiro de Cafeicultura no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho – Expar. O evento ocorre em âmbito estadual nas regiões produtoras de café, levando em consideração as densidades demográficas, ou seja, cafés do Cerrado, da Chapada, das Matas de Minas, Sul de Minas. No Sul são várias etapas, distribuídas nas regionais de Lavras, Passos, Guaxupé, Alfenas e Pouso Alegre. O Circuito é promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais através da Emater-Mg. Terá parceria da Secretaria Municipal de Agricultura de São Sebastião do Paraíso.

O objetivo principal do Circuito, conforme explica a engenheira agrônoma Sirlei Renata Sanfelice de Carvalho,  responsável pelo escritório da Emater em São Sebastião do Paraíso, é levar tecnologia aos pequenos produtores e cafeicultores de forma geral. A programação prevê palestras e troca de experiências.

“Abraçamos a ideia assim que foi oferecida uma etapa do Circuito aqui para Paraíso, o que não ocorre há vários anos. O ideal seria até maio, antes do início das colheitas para levar informações sobre manejos na lavoura. Optamos em fazer em março, por ser o mês das mulheres, o que também motivou convidarmos palestrante, de maneira homenagearmos a mulher na atividade cafeeira.

De acordo com a programação, as inscrições serão feitas no dia do evento, a partir da 07h30. A abertura solene às 08h10, e em seguida iniciam-se as palestras. O coordenador regional da Emater, Marcelo Bonfim, faz considerações sobre o “Cenário atual da Cafeicultura e a extensão rural”. Na sequência, Tales Carrara (Café Brasil) aborda o tema “Novas tecnologias para a Cafeicultura”. A palestra com Guilherme Faria (Solo Fértil) será sobre “Construção da Fertilidade no Perfil do Solo”. A engenheira agrônoma, consultora em café e cafeicultora Lívia Colombarolli, fala sobre o “Sistema de produção e sustentabilidade da cafeicultura, com qualidade”, abrangendo o segmento produtivo do início até a colheita, com ênfase sobre a importância da mulher, na produção, colheita e qualidade do café.

O classificador, degustador e Q-Grader (Alto de Minas Comércio e Indústria de Café), João Bernardo de Medeiros Neto, fala sobre como agregar valores ao produto (da porteira para fora), para obtenção de melhores preços, e das exigências de mercado, com o tema, “A evolução da qualidade na cafeicultura”. Haverá momento para troca de experiências. O encerramento está previsto para às 12h00, com almoço para os participantes.

A última edição do Circuito Mineiro de Cafeicultura realizada em São Sebastião do Paraíso foi em 2018 na Fazenda Experimental da Epamig. Por algum período, foram interrompidas devido à pandemia. Informações podem ser obtidas no escritório da Emater ou pelo telefone (fixo) que também é WhatsApp (35) 3531-2567.

O Circuito Mineiro de Cafeicultura tem patrocínio do Café Brasil, Solofértil e Sicoob, para todas as etapas. Conta com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura (Sedeagro) e de empresas apoiadoras em São Sebastião do Paraíso que vão expor seus produtos e serviços, no evento: Peneira Alta, Elétrica Paraisense, Sindpar, Alto de Minas, LS Tractor, Laticínios Aviação, AWZ, ACISSP, Epamig, Ofi Make it Real, e E-ctare Plataforma do Agricultor.