CAFEICULTURA

Paraíso recebe etapa do Circuito Mineiro de Cafeicultura nesta quinta (30)

Por: Nelson Duarte | Categoria: Agricultura | 29-03-2023 06:58 | 1048
Engenheira agrônoma Sirlei Renata Sanfelice de Carvalho
Engenheira agrônoma Sirlei Renata Sanfelice de Carvalho Foto: Arquivo “JS”

Nesta quinta-feira (30/3), São Sebastião do Paraíso irá sediar uma etapa do Circuito Mineiro de Cafeicultura. Será no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho – Expar, promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, através da Emater-MG, com parceria da Secretaria Municipal de Agricultura de São Sebastião do Paraíso.

O objetivo principal do Circuito, conforme explica a engenheira agrônoma Sirlei Renata Sanfelice de Carvalho,  responsável pelo escritório da Emater em São Sebastião do Paraíso, é levar tecnologia aos pequenos produtores e cafeicultores de forma geral. A programação prevê palestras e troca de experiências.

“Abraçamos a ideia assim que foi oferecida uma etapa do Circuito aqui para Paraíso, o que não ocorre há vários anos. O ideal seria até maio, antes do início das colheitas para levar informações sobre manejos na lavoura. Optamos em fazer em março, por ser o mês das mulheres, o que também motivou convidarmos palestrante, de maneira homenagearmos a mulher na atividade cafeeira”, disse.

De acordo com a programação, as inscrições serão feitas no dia do evento, a partir da 07h30. A abertura solene às 08h10, e em seguida iniciam-se as palestras. O coordenador regional da Emater, Marcelo Bonfim, faz considerações sobre o “Cenário atual da Cafeicultura e a extensão rural”. Na sequência, Tales Carrara (Café Brasil) aborda o tema “Novas tecnologias para a Cafeicultura”. A palestra com Guilherme Faria (Solo Fértil) será sobre “Construção da Fertilidade no Perfil do Solo”. A engenheira agrônoma, consultora em café e cafeicultora Lívia Colombarolli, fala sobre o “Sistema de produção e sustentabilidade da cafeicultura, com qualidade”, abrangendo o segmento produtivo do início até a colheita, com ênfase sobre a importância da mulher, na produção, colheita e qualidade do café.

O classificador, degustador e Q-Grader (Alto de Minas Comércio e Indústria de Café), João Bernardo de Medeiros Neto, fala sobre como agregar valores ao produto (da porteira para fora), para obtenção de melhores preços, e das exigências de mercado, com o tema, “A evolução da qualidade na cafeicultura”. Haverá momento para troca de experiências. O encerramento está previsto para às 12h00, com almoço para os participantes.

A última edição do Circuito Mineiro de Cafeicultura realizada em São Sebastião do Paraíso foi em 2018 na Fazenda Experimental da Epamig. Por algum período, foram interrompidas devido à pandemia. Informações podem ser obtidas no escritório da Emater ou pelo telefone (fixo) que também é WhatsApp (35) 3531-2567.

O Circuito Mineiro de Cafeicultura tem patrocínio do Café Brasil, Solofértil e Sicoob, para todas as etapas. Conta com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura (Sedeagro) e de empresas apoiadoras em São Sebastião do Paraíso que vão expor seus produtos e serviços, no evento: Nova América Café, Peneira Alta, Elétrica Paraisense, Sindpar, Alto de Minas, LS Tractor, Laticínios Aviação, AWZ, ACISSP, Epamig, Ofi Make it Real, e E-ctare Plataforma do Agricultor.