BULLING

Vereador propõe canal de comunicação na área de educação para coibir “bulling”

Por: Nelson Duarte | Categoria: Política | 05-04-2023 20:51 | 360
Foto: Arquivo

O vereador Vinício Scarano Pedroso indicou ao prefeito Marcelo de Morais que promova estudos para a implantação de canal de comunicação voltado para a área de educação no município paraisense, visando proibir a prática de bulling e qualquer tipo de violência dentro de escolas públicas.

Propõe que o canal seja implantado na Secretaria Municipal de Educação, bem como em autarquias públicas deste setor, de forma a atender a todas as escolas no município. “Neste canal, pais, alunos e funcionários da Educação relatam problemas em que foram vítimas, ou tiveram conhecimento”.

Outra possibilidade, segundo sugere Vinício Scarano outra possibilidade a ser estudada “seria a instalação de canais específicos, em cada escola, facilitando a comunicação e ações imediatas para reprimir tais situações, por meio de estratégias pedagógicas, buscando interferir em casos de violência, de forma educativa, com caráter educativo-preventivo, nunca punitivo”.

Vinício diz que “tal pedido justifica-se em virtude do aumento expressivo de casos de violência, ou ameaça de qualquer circunstância e outros constrangimentos, visando conferir maior segurança e ambiente mais acolhedor aos estudantes, tranquilidade aos pais e responsáveis”.

Indicou, ainda, estudos para que crianças que praticam bulling ou qualquer outro ato violento, recebam assistência psicológica, podendo ser estendida a seus familiares de convívio direto.

Vinício disse ter se “indignado com a educação no país na última semana”, tendo em vista “fatos chocantes, quando um jovem que tem seu lar totalmente complicado foi para a escola com uma faca, feriu quatro colegas e matou uma professora de 71 anos. E logo no dia seguinte, algumas meninas fizeram bulling com jovem autista em escola no estado do Rio de Janeiro. Foram dois casos pontuais, mas acontece muito no país”.

“Somente com boa educação, não apenas nas escolas, mas em casa, a gente consegue se desenvolver, evoluirmos como pessoas, como sociedade, como país”, disse Vinício, ao sugerir “trabalho preventivo em São Sebastião do Paraíso, que poderá se sobressair e se tornar modelo”.