CASAS POPULARES

Presidente da Câmara indica a construção de casas populares com urgência

Por: Nelson Duarte | Categoria: Política | 12-04-2023 10:00 | 1381
Vereador presidente da Câmara, José Luiz das Graças
Vereador presidente da Câmara, José Luiz das Graças Foto: ASSCAM

O vereador presidente da Câmara de São Sebastião do Paraíso, José Luiz das Graças fez indicação ao prefeito Marcelo Morais para que, “com urgência, de forma emergencial providencie condições necessárias de modo atender a população de baixa renda, com a construção de casas populares”.

Justifica que “é sabido que em Paraíso há demanda muito grande por habitação popular, e o recurso financeiro de muitas famílias é baixo, fazendo com que não tenham condições financeiras de arcar com alto custo de moradia. Assim a viabilização é extremamente importante para garantir o direito a moradias dignas para essas famílias”.

Uma moradia adequada é direito humano básico, que influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas, e sua capacidade de desenvolvimento econômico e social, salienta José Luiz. “Com a construção de casas populares, muitas famílias deixarão de pagar aluguel, e terão teto próprio, uma vez que as prestações têm valor quase simbólico, possibilitando que famílias de maior vulnerabilidade social consigam arcar com prestações, e isso reflete na melhora das condições alimentares e de estudo de seus membros”, ressalta.

O presidente da Câmara frisa “que a falta de políticas públicas de habitação popular pode levar a uma série de problemas sociais, como a ocupação irregular de áreas de risco, e a proliferação de doenças e problemas de saúde, decorrentes de más condições de moradia. Por isso a viabilização habitacional popular contribui para a redução da desigualdade social e econômica, proporcionando um acesso mais equitativo à moradia digna”.

Solicitou que o tema habitação popular esteja em pauta, buscando parcerias com os governos estadual e federal, “a fim de podermos contribuir com tantas famílias que necessitam, e, com isso, impulsionarmos para que possam usufruir de nova história de vida”.

“Sei que o prefeito já está tratando desses assuntos, e assim que for aprovado novo modelo habitacional pelo Governo Federal, com certeza será uma realidade em nosso município.

Moradia para mim é algo sagrado, e cada cidadão deve ter sua casa própria, é o que penso e defendo, e tenho certeza que os demais colegas nesta Casa trabalham para isso”, conclui.