QUALIDADE VIDA

PL busca promover qualidade de vida para pessoas com Parkinson

Por: Redação | Categoria: Política | 12-04-2023 09:59 | 877
Vereador Vinício Scarano
Vereador Vinício Scarano Foto: Helena Tallmann

Divulgar informações sobre a Doença de Parkinson e promover qualidade de vida para as pessoas com essa enfermidade são objetivos de um novo projeto de lei em análise na Câmara Municipal. Ele inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município, no mês de abril, o Mês da Conscientização da Doença de Parkinson, que tem como símbolo a “Tulipa Vermelha”. A proposta está em análise nas comissões parlamentares.

Durante o mês, poderão ser desenvolvidas ações educativas e preventivas sobre a doença, seus sintomas, situações vividas pelos pacientes, direitos, tratamentos, acesso a medicamentos, serviços públicos para essa população e inserção social das pessoas com Parkinson. Com isso, o projeto visa a garantir qualidade de vida, contribuir para o retardamento dos sintomas, promover o diagnóstico precoce, evitar situações discriminatórias e orientar familiares.

O autor, vereador Vinício Scarano, agradeceu à jovem que o procurou para falar sobre o projeto. “O projeto me foi entregue praticamente completo pela Angélica Moraes, uma jovem aqui de Paraíso, para nós estudarmos”. Segundo informações do Ministério da Saúde, a Doença de Parkinson é caracterizada basicamente por tremor de repouso, tremor nas extremidades, instabilidade postural, rigidez de articulações e lentidão nos movimentos. A cura ainda não foi alcançada, mas medicamentos para o Parkinson são disponibilizados gratuitamente pelo SUS.

Pacientes com incapacidade funcional causada pelos sintomas parkinsonianos também podem se beneficiar de programas terapêuticos de reabilitação, envolvendo fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e suporte psicológico e familiar, buscando evitar e/ou retardar a perda de suas funcionalidade e habilidades motoras.

A tulipa vermelha é o símbolo mundial da Doença de Parkinson porque, na década de 1980, um horticultor holandês que vivia com a doença desenvolveu uma nova variedade dessa flor e batizou-a de “tulipa Dr. James Parkinson”, nome do primeiro médico a pesquisar cientificamente a enfermidade.

por Helena Tallmann

Ascom CM SSP