Garantir a todos os cidadãos a possibilidade de exercerem seu direito ao voto é o objetivo de um projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal. Ele inclui, dentro da prestação de serviços de transporte público, a gratuidade desse serviço na data do primeiro e segundo turnos das eleições.
A proposta é do vereador presidente José Luiz das Graças, aceita pela Mesa Diretora da Câmara. Ele justificou que muitos munícipes votam em sessões eleitorais distantes de suas residências e não possuem veículos próprios. “A emenda busca garantir que esses cidadãos possam contribuir e fomentar a democracia do voto. Devemos dar condições de eles exercerem seu direito. Não podemos de forma alguma discriminar qualquer cidadão porque o voto tem valor igual para todos”, disse ele.
Dentro da mesma temática, o vereador Juliano Reis solicitou, por ofício, informações da Prefeitura sobre a demanda por transporte coletivo nos finais de semana e feriados e também no período noturno. “Podemos pensar numa possibilidade para ajudar essas pessoas que precisam do transporte público urbano e, às vezes, pela falta da prestação de serviço ficam desamparadas”.
José Luiz defendeu a instalação de um terminal de transporte coletivo no centro da cidade, a fim de fomentar o uso do serviço público e garantir uma oferta de qualidade.
Helena Lage Tallmann - Ascom CM