ANIMAIS SILVESTRES

Veterinárias falam sobre demanda, socorro e resgate de animais silvestres na Câmara

Por: Nelson Duarte | Categoria: Política | 21-04-2023 16:11 | 2035
Foto: Reprodução

A convite do vereador Juliano Reis, o Biju, a tribuna livre da Câmara Municipal, segunda-feira (17), foi ocupada pelas médicas veterinárias, Vanessa Cristiane Belute Queiroz e Giovana Gonçalves Silva, que falaram sobre a demanda de resgate e socorro de veterinário de animais silvestres no município.

Segundo apresentado pelas especialistas em resgate e socorro à animais silvestres, conforme há a expansão das áreas urbanas do município, há consequentemente a invasão de espaços naturalmente habitados por animais silvestres. Como resultado, os animais silvestres, em busca de alimentos e com seus espaços invadidos, são frequentes vistos em áreas urbanas colocando em perigo sua própria vida bem como a da população.

As veterinárias destacaram que a fauna animal que habita a região do município de Paraíso é composta por animais que fazem parte de uma listagem já conhecida de animais em perigo iminente de extinção, tal como o tamanduá bandeira, o tatu bola e o lobo guará. Se não bastasse a expansão urbana e suas consequências, o desmatamento e a caça ilegal agravam ainda mais a situação já preocupante de risco de extinção desses animais.

Alertaram ainda sobre a presença excessiva de garças na Lagoinha, que podem transmitir diversos tipos de doenças, bem como, apresentado pelo vereador Juliano Carlos Reis, a presença constante de saguis (pequenos macacos), em praças públicas e locais arborizados, animais que interagem com os seres humanos, mas podem transmitir doenças e, fora de seu habitat natural, são encontrados diversas vezes atropelados e eletrocutados transitar em fios da rede elétrica.

Biju abriu a palavra para interpelar: “Sabe por que na nossa política não se fala de animais silvestres”, questionou, para em seguida afirmar: “Porque é uma demanda que não dá voto. Como membro da Comissão de Defesa dos Animais, jamais serei omisso a esta situação...”

Biju seguiu mostrando no data show um bando de saguis que tomou como morada a Praça São José, e pelo motivo de algumas árvores com a saúde vital comprometidas terem sido suprimidas, os macaquinhos estão caindo das árvores restantes. Quando não morrem pela queda, são atacados por cães, morrem atropelados por veículos na rua Pimenta de Pádua ou eletrocutados na fiação dos postes, salientou.

Sobre a situação dos saguis em nossas praças públicas, Biju alega falta de informação de algumas pessoas e alerta: “As pessoas estão achando engraçado os saguis enaltecendo as praças, mas é atitude totalmente equivocada e errada. Em uma dessas tentativas de dar banana para os animais, eles podem atacar, morder uma criança, transmitir uma doença como a raiva. Precisamos resgatar e reintegrar esses animais ao seu habitat natural”, disse.

O vereador ainda questiona que a Polícia Ambiental toda vez que é acionada para prestar seus serviços, alega falta de gasolina. Seguindo com sua explanação, relembrou situações como a ocorrida em agosto de 2021 quando um lobo-guará se refugiou em um banco após a ocorrência de um incêndio criminoso no Parque da Serrinha. Em maio de 2022, uma raposa foi resgatada em cima do telhado da escola São João da Escócia, e ainda nesta semana um tamanduá foi encontrado morto, vítima de atropelamento próximo ao trevo da rodovia 491-265 sentido Jacuí.

“O ser humano é egoísta, prepotente e deixa na inércia o que não agrega em seus interesses gananciosos. Se temos inúmeros problemas na causa pet, cães e gatos, imagine o quão difícil a conscientização sobre os animais silvestres. Mantenho o foco no que acredito poder dar minha contribuição para evolução”, afirma Biju.