O final de semana prolongado pelo feriado de Tiradentes foi agitado para o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de São Sebastião do Paraíso, que registrou um total de 44 chamados atendidos entre a manhã de sexta-feira, 21 e o fim da noite de domingo, 23.
Entre as ocorrências, destacam-se resgates a vítimas de acidentes, combates a incêndios, o transporte de um recém-nascido do aeroporto municipal até a Santa Casa, a retirada de uma cobra cascavel da garagem de uma residência e os salvamentos de um filhote de gato que entrou em uma tubulação e de um periquito que ficou preso na copa de uma árvore.
As principais ocorrências envolveram dois incêndios em veículos e dois acidentes de trânsito com vítimas. No dia 21, por volta das 6h, um incêndio consumiu completamente um veículo VW/Kombi em uma estrada rural conhecida como Serra da Bela Vista, na região do antigo “Posto do Sol”, rodovia sentido Itamogi. O condutor relatou que o veículo apresentou problemas elétricos e, ao tentar dar a partida, um estouro na parte traseira deu início ao incêndio. Apesar da tentativa de apagar as chamas com um extintor, o fogo só foi controlado pelos bombeiros, que utilizaram cerca de mil litros de água no resfriamento e rescaldo.
Logo após, por volta das 9h, um motociclista de 63 anos sofreu uma queda na rodovia MGC-265, próximo ao km 639. A vítima, com suspeita de fratura no braço direito, foi imobilizada e transportada à Santa Casa de Misericórdia por uma equipe de resgate dos bombeiros.
No dia seguinte, sábado, um novo incêndio em veículo ocorreu às 8h30 na rua José Mambrini, na Vila Helena. Os bombeiros controlaram rapidamente o foco de incêndio no motor de um automóvel Fiat/Uno, impedindo que se alastrasse para outras partes do veículo.
Já naquela noite, por volta das 20h15, uma mulher de 46 anos ficou ferida depois de um acidente envolvendo uma caminhonete na estrada de acesso ao Distrito da Guardinha. O acidente aconteceu próximo a uma ponte que existe na estrada e dá acesso ao distrito. O condutor, de 27 anos, perdeu o controle do veículo e bateu em uma mureta de proteção, parando sobre a ponte. Segundo o Corpo de Bombeiros, quando os militares chegaram ao local, a mulher estava deitada no chão. Ela apresentava ferimentos leves e foi encaminhada para a unidade de pronto atendimento da cidade. O condutor da caminhonete não ficou ferido.
Por fim, no início da tarde de domingo, os militares foram acionados para oferecer apoio ao Batalhão de Operações Aéreas do Corpo dos Bombeiros e do SAMU. A aeronave transportou uma criança recém-nascida do hospital de Divinópolisl para a Unidade Neonatal da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso. Segundo informações, a criança nasceu prematura e foi transferida para receber atendimento médico especializado. Os militares de Paraíso foram responsáveis por transportar o bebê da aeronave, que pousou no aeroporto municipal, até o hospital paraisense.
COBRA, GATO E PERIQUITO
Além dos incêndios, acidentes e do apoio ao transporte de um recém-nascido, ocorrências atendidas pelos bombeiros envolvendo animais também chamaram a atenção no último final de semana prolongado. Por volta das 20h do feriado de Tiradentes, uma moradora do Paraíso do Bosque se deparou com uma cobra cascavel na garagem de sua residência.
O “encontro” com o animal ocorreu quando a mulher pegava a sua bicicleta. Assustada com a visita inesperada, ela acionou o Corpo de Bombeiros que, usando uma pinça, conseguiu capturar a cobra, soltando-a em uma área de preservação ambiental distante da presença de pessoas.
No início da tarde de sábado, por volta das 12h, aconteceram duas ocorrências simultâneas. Na primeira, um filhote de gato entrou em uma tubulação de escoamento de águas pluviais e ficou preso. Os militares foram até o local e um bombeiro chegou a entrar no tubo para fazer o resgate, mas o animal escapou.
Diante disso, alguns populares que acompanhavam a cena pegaram outro filhote, irmão do gato preso, o colocaram dentro de uma gaiola e entregaram ao bombeiro. O militar voltou à tubulação e conseguiu atrair o bichinho fujão, o capturando em segurança.
Depois, os militares foram até a Vila Dalva, onde um periquito-arco-íris escapou acidentalmente de sua tutora e voou para a copa de uma árvore de aproximadamente seis metros de altura. Sem conseguir alcançar a ave com um passaguá amarrado em um prolongador, os bombeiros usaram água para provocar o pássaro, que mudou de lugar, pousando sobre o telhado de um comércio. Lá, o animal finalmente foi capturado com segurança e devolvido à proprietária.