1.3 MIL CASOS DENGUE

Paraíso ultrapassa os 1,3 mil casos confirmados de dengue

Departamento de Controle de Zoonose afirma que mutirões contribuíram para que números da doença não fossem ainda maiores no município
Por: Ralph Diniz | Categoria: Cidades | 26-04-2023 09:09 | 2634
Foto: Jornal do Sudoeste

O número de novos casos confirmados de dengue em São Sebastião do Paraíso continua aumentando. Segundo os dados atualizados do Departamento de Vigilância em Saúde, mais de 1300 pessoas já contraíram a doença no município desde o início do ano. Já a quantidade de casos suspeitos ultrapassa a casa dos 4,2 mil.

Conforme os dados obtidos, de 1º de janeiro a 15 de abril foram registrados 1305 casos confirmados de dengue em Paraíso. Além disso, 4249 munícipes haviam procurado o sistema de saúde com sintomas da doença até aquela data. Destes, 253 testaram negativo e outros 1835 ainda aguardam resultado do exame laboratorial. Já o número de faltas e recusas para a realização do exame de sangue é de 856.

Ainda segundo as informações, entre os dias 9 e 15 de abril foram registrados 311 novos casos de dengue, além de 626 casos prováveis da doença. Nas últimas quatro semanas, Vila Formosa, Centro, Lagoinha e Jardim Europa foram os bairros que mais tiveram casos confirmados na cidade.

Apesar das constantes altas dos números, Luciano Santana, responsável pelo Departamento Municipal de Controle de Zoonose, acredita que os dias mais frios de outono comecem a contribuir para a redução do número de casos, isso porque o mosquito transmissor da doença não sobrevive por muito tempo durante o frio.

Entretanto, ele declara que as medidas de prevenção devem ser mantidas para eliminar as larvas e, principalmente, os ovos do aedes aegypt, que podem permanecer vivos nos recipientes sem contato com a água por até um ano. “A expectativa é que haja uma queda no número de pessoas infectadas, e esse é o momento ideal para a eliminação de possíveis criadouros. Nossa equipe de combate à dengue continua trabalhando incansavelmente em parceria com grande parte da população na guerra contra o mosquito”, completa o servidor.

Santana destaca que os mutirões de limpeza de quintais e terrenos realizados em diversos bairros de Paraíso desde o início do ano estão contribuindo para que os números de pessoas infectadas pela dengue não sejam ainda maiores do que os apresentados. Em Passos, por exemplo, já foram registrados 10 mil casos e quatro mortes desde janeiro de 2023.

Nos oito mutirões realizados pela prefeitura até o momento, foram retirados 59 caminhões com materiais em terrenos baldios e quintais, que poderiam servir como criadouro para o mosquito da dengue. Os bairros Santa Tereza, Diamantina, Cidade Industrial, Alto Bela Vista, Vila Formosa, Jardim Europa, Itamarati, Alvorada, Lagoinha, Vila São Pedro, São Judas, Azul Ville e São Sebastião já receberam a visita dos agentes nesse tipo de ação este ano. “Fazemos esse trabalho aos sábados porque é mais fácil encontrar as pessoas em suas casas.

O último mutirão que fizemos, no São Sebastião, foi um sucesso porque conseguimos entrar nos quintais e, com a permissão dos moradores, recolhemos e descartamos os objetos que estavam acumulando água nos quintais”, conclui Luciano Santana.