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Hoje tem F1 sprint e com novo formato

Por: Sérgio Magalhães | Categoria: Esporte | 30-04-2023 09:58 | 912
F1 estreia novo formato para finais de semana de sprint com o proposito de valorizar o espetáculo e trazer mais emoção para a corrida do domingo
F1 estreia novo formato para finais de semana de sprint com o proposito de valorizar o espetáculo e trazer mais emoção para a corrida do domingo Foto: F1

A F1 está de volta ao Azerbaijão depois de quase um mês sem corrida por conta do cancelamento do GP da China, e volta com a primeira de seis corridas sprint que acontecerão ao longo do campeonato, estreando neste final de semana o novo formato que visa valorizar o evento como um todo, trazendo mais emoção para o público.

Como era e como passa a ser
Idealizada em 2021, as chamadas ‘minicorridas’ ainda não caíram nas graças de boa parte do público. Elas surgiram como alternativa para tornar o final de semana mais agitado, com a expectativa de que a sprint pudesse embaralhar o grid da corrida do domingo. Em 2021 e 2022 foram três dessas corridas curtas em cada ano, e com exceção de Interla-gos, graças às características do traçado e das condições climáticas, nenhuma das outras cinco cumpriram o propósito de trazer mais emoção. Uma das explicações era o receio dos pilotos em arriscar no sábado sob o risco de comprometer a corrida principal. E foi pensando na solução desse problema que Stefano Domenicali, CEO da Liberty Media, dona da F1, sugeriu a mudança que estreia ‘insanamente’ em Baku, 4ª etapa do Mundial. Insana porque numa pista de rua, cercada de muros por todos os lados, aumentam as chances de um acidente comprometer a participação do piloto no GP de amanhã, caso os danos no carro sejam grandes.

Além do GP do Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Qatar, Estados Unidos e São Paulo, com Interlagos sendo a única pista escolhida pela terceira vez seguida, serão as outras etapas com a sprint de sábado incluída na programação.

Antes havia um treino livre na sexta-feira e a classificação para a minicorrida. O sábado era reservado para o segundo treino livre e a sprint de 100 km de distância com a posição de chegada definindo a ordem de largada para o Grande Prêmio do domingo. A partir de agora as sprints passam a ser independentes, sem nenhuma relação com a corrida principal, exceto com as possíveis punições de perda de posições no grid que deverão ser cumpridas no domingo.

As sextas-feiras - como já aconteceu ontem - passam a ter apenas um treino livre de 1h de duração para acerto dos carros, e a classificação para o grid da corrida do domingo no mesmo formato tradicional com as fases: Q1, Q2 e Q3. O sábado começa com a principal novidade da mudança: Uma classificação mais curta de 30 minutos, com os pilotos usando pneus médios no Q1 e no Q2, e macios no Q3, valendo a formação do grid de largada para a sprint que continua tendo os mesmos 100 km de distância mais uma volta, e valendo pontos para os oito primeiros colocados: 8-7-6-5-4-3-2-1. Por conta do fuso horário, a classificação para a sprint começa hoje bem cedinho, às 5h30, e a largada para a sprint às 10h.

Chefes torceram o nariz
O novo formato foi aprovado nesta semana pelo Conselho Mundial da FIA, com o consentimento de todos os chefes de equipes, embora a maioria tenha torcido o nariz com o GP do Azerbaijão selecionado como um dos eventos com sprint. Christian Horner, chefe da Red Bull, classificou de insano um final de semana de sprint em Baku, principalmente agora que os pilotos estarão mais livres para arriscar, já que o sábado não terá mais influência na corrida de amanhã. Mike Krack, chefe da Aston Martin, disse: “estou nervoso com a sprint em Baku porque não teremos tempo suficiente para recuperar o carro se tiver grandes danos em caso de acidentes”.

O GP do Azerbaijão
O cenário contrasta a arquitetura moderna com a medieval de Baku, patrimônio Mundial da UNESCO. O circuito de Baku é lento na maior parte de seu longo traçado de 6.003 metros, com trechos estreitos com 7 metros de largura onde só passa um carro de cada vez, mas com uma interminável reta com 2,2 km de aceleração plena onde os carros já atingiram 378 km/h. O traçado oferece diferentes alternativas de configuração aerodinâmica, e o fato de os pilotos terem tido apenas 1h de treino livre para acertar os carros, fica a expectativa de que esse formato possa bagunçar o grid da sprint e da corrida de amanhã que tem a largada às 8h, tudo ao vivo na Band. Este será o 6º GP do Azerbaijão, que estreou na F1 em 2017 e ainda não teve vencedor repetido. Ano passado a vitória foi de Max Verstappen, líder atual do Mundial.