Formada em Tecnologia em Cafeicultura, a empresária Tâmara Isa da Silva, 30 anos, é diretora da Mundo Novo Café, empresa criada por ela em 2017 em sua cidade natal, Patrocínio, na Região do Cerrado Mineiro, e que desde 2020 atua em São Sebastião do Paraíso. Casada com o paraisense Winícius Dutra, Tâmara veio mais recentemente. Há nove meses reside em Paraíso.
Empreendedora, pós graduada em Gestão de Projetos, especialista em auditoria e certificações, em práticas ambientais, sociais e governança, Tâmara em sua jornada no mundo do café trabalhou em multinacionais, armazém de café e fundação, onde afirma “teve contato e prazer de fazer parte de vários projetos de mulheres”, que desde o final de março deste ano, caminha a passos largos em São Sebastião do Paraíso.
Conforme explica, o Mundo Mulher Café nasceu “de conversa aleatória sobre a vontade, sonho comum, dela e Elisângela Alves Pinto, em fazer a conexão de mulheres em São Sebastião do Paraíso para fomentar ações e fortalecer a cadeia do café”. Dias depois, em 18 de abril, reuniram na Mundo Novo Café para escrever o projeto, juntamente com Fernanda Oliveira Oikawa e Maureen Rocha.
Para participar da equipe de Gestão foram convidadas Danielle Cantieri e Graziela Pereira Pestana de Castro quando foram decididas ações para realizarem o 1.º Encontro Mundo Mulher Café, no dia 28 de abril, na Fazenda Estância Primavera, finalizado com visita das participantes ao Armazéns Gerais Peneira Alta.Foi a primeira ação do grupo, para conhecer processos de armazenagem, rebene-fício de café.
No encontro, estiveram presente a cafeicultora e mobilizadora de projetos no Cerrado Mineiro, Juliana Resende, de Monte Carmelo, Lucilene Pessoni, analista do Sebrae-MG que irá apoiar o Mundo Mulher Café, Guilherme Cunha representando AMSC da Alta Mogiana, Claudia Leite, Chief Purpose Officer, executiva que atua como conselheira consultiva e consultora, dentre outras participantes.
A proposta do Mundo Mulher Café é “promover conhecimento, desenvolver habilidades e conectar mulheres”. No regulamento elaborado, consta que “o intuito do projeto é acontecer de forma séria e participativa de todas, para que o mesmo seja pautado em resultados”, para que o projeto aconteça “de forma igualitária e transparente”. O regulamento deixa claro que sendo aberto para mulheres, não se trata de “projeto feminista”, e é aberta a participação de homens em eventos.
Agenda anual de eventos foi elaborada. Para o dia 24 de maio na Fazenda Santo Amaro o tema a ser tratado versa sobre “Processos de qualidade”. Conforme explica Tâmara, além da agenda presencial, haverá workshops remotos.
A Diretoria do Mundo Mulher Café está assim constituída: Presidente, Tâmara Isa da Silva, Vice-presidente Elisângela A. Pinto, Diretora-secretária Fernanda Oliveira Oikawa, Diretora de Comunicação e Eventos, Maureen Rocha, Diretora Financeira, Danielle Cantieri, Diretora Parcerias, Graziela Castro.