FETEC AGRO 2023

Na abertura da FETEC AGRO, presidente diz que Acissp também abraça o agronegócio

Diretores da ACISSP fazem avaliação positiva sobre a FETEC AGRO 2023
Por: Nelson Duarte | Categoria: Agricultura | 13-05-2023 07:51 | 1820
Foto: Marco Grillo/Trajeto Comunicação

Na solenidade de abertura da FETEC AGRO 2023 - Feira Tecnológica do Agronegócio da Região de Paraíso na tarde de quarta (10), o presidente da ACISSP, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços, Matheus Colombaroli disse que "o agronegócio é o principal pilar de nossa economia, e temos que reunir as pessoas não para fazer festa, é negócio, aprendizado, relacionamento entre toda a cadeia produtiva do agronegócio. E a ACISSP também abraça o agronegócio".

Estamos em um evento que surgiu da união de ideias dentro da ACISSP. A partir do momento em que a ACISSP resolveu investir no agronegócio, a gente foi crescendo aos poucos. Num primeiro momento fizemos um dia de campo na Fazenda da Epamig, com vários parceiros. Vimos que deu certo e fizemos o FETEC-Café, em parceria com a Prefeitura e expositores e participantes foram aumentando, e com o surgimento da ideia da Feira Tecnológica do Agronegócio de Paraíso e Região, fizemos um evento neste porte. Nos surpreendemos com o número de empresas que nos procuraram para dar apoio, patrocinar, disse o presidente da ACISSP.

O diretor de Agronegócios da ACISSP, Gilson de Souza agradeceu aos expositores, ao afirmar que são os principais protagonistas na FETEC AGRO, depois de todo trabalho da ACISSP Agro, a quem agradeço a equipe liderada apor Leandro Galvão e demais assessores, porque há meses trabalharam para preparar e entregar para vocês esta feira, salientou.

"É um desafio que não é fácil, se não houver a união. Tivemos apoio do município, do Sindicato, cooperativas, principalmente as de crédito, de produção que reconhecemos como lhes foi difícil passar por 2021, 2022, enfrentando problemas climáticos, e produtores sofrendo junto. Deixo minha palavra de gratidão a todos vocês. Gostaríamos que demandem mais a ACISSP que tem mais de cinquenta anos de existência e é de vocês, do agro. Espero que 2024 seja melhor que 2023", disse Gilson Souza.

O presidente da ACISSP agradeceu a presença de autoridades, do apoio de expositores e do público. Ficamos felizes por vocês estarem aqui, num momento que sempre é complicado, o Brasil nunca sai de crises, e a única forma de resolver problemas é com união, disse.

O secretário municipal de Desenvolvimento Agropecuário, João Bosco Minto, representou o prefeito Marcelo Morais que se encontrava em Belo Horizonte. "Espera que esta feira seja desafio para todos nós. Ela é oportunidade de aprendizado, com palestras muito boas para agronegócio. Tivemos reunião com agentes financeiros e momento é oportuno para se fazer bons negócios, com taxas de juros mais barato e produtores que quiserem antecipar o plano de safra que começa em julho, pode inicia-lo mais cedo. É também oportunidade para se conhecer novas tecnologias apresentadas por empresas que estão expondo", frisou João Bosco.

"A Feira nos traz a oportunidade de encontrar empresas valorosas de nossa região, instituições financeiras, cooperativas de crédito e de produção. Nesse encontro podemos observar a pujança econômica existente em nossa região. Externamos nossa gratidão ao Dr. Matheus e sua equipe, seus conselheiros, diretores, por oportunizar ao setor produtivo, acima de tudo o agropecuário, esse encontro", afirmou o presidente do Sicoob Nossocrédito, Leonardo Lima Diogo.

Gustavo Rodrigues, superintendente comercial do Banco do Brasil em Divinópolis disse que como maior parceiro do agronegócio, aquela instituição não apenas em Minas, mas no Brasil, não poderia estar ausente da FETEC. "Estamos satisfeitos em estar aqui".

O presidente da Federaminas e vice-presidente do Sebrae-MG, Valmir Rodrigues da Silva, que "quando vemos feira, como essa, é bem aquilo que sempre sonhamos, porque através dos bons negócios realizados aqui, empresas crescem, empresários e pessoas que visitam ficam incentivadas a montar negócios. O nosso maior desejo é sempre conseguir gerar empregos e dar dignidade às pessoas, e vejo que a FETEC AGRO tem este papel, e isto motiva, faz com que a cidade se desenvolva".

O subsecretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bruno Araújo Oliveira justificou que o governador Romeu Zema e ao secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, estão em missão nos Estados Unidos, trazendo investimentos para Minas Gerais. Lançaram em Nova Iorque o projeto econômico-social "Lithium Valley Brazil". "Me pediram, vim com muita alegria representar o Governo do Estado de Minas Gerais".

"É um prazer e sempre uma honra estar aqui, onde tenho muitos amigos, ainda mais em um evento como este que vem da pujança do agro que é um dos setores mais importantes da economia no país, e em Minas Gerais então nem se fala. Como tem essa "pegada" de tecnologia achamos muito importante estarmos aqui, acompanhando o evento, e torcemos que sejam feitos muitos negócios, que a feira cresça muito, sempre contando com o apoio do Governo. Estamos prontos para ajudar", afirmou, ao elogiar a programação.

Na solenidade estiveram presentes o presidente da ACIS SP, Matheus Colombaroli, o subsecretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bruno Araújo Oliveira, o presidente da Federaminas que é vice-presidente do Sebrae-Valmir Rodrigues da Silva, dos secretários municipais de São Sebastião do Paraíso, de Agricultura, João Bosco Minto, Renan Jorge Preto de Desenvolvimento Ambiental, e o de Desenvolvimento Econômico, Diego Carvalho, o superintendente comercial do Banco do Brasil em Divinópolis, Gustavo Rodrigues, o presidente do Sicoob Nossocrédito, Leonardo Lima Diogo, o diretor de Agronegócio da ACISSP, Gilson de Souza, o diretor de Exportação da ACISSP, Aliomar Fernandes, o representante da Epamig, engenheiro Rogério Antônio Silva, engenheira agrônoma Sirlei Renata Sanfelice de Carvalho representou a Ema-ter-MG, o presidente do Sindicato Rural de Paraíso, Henrique Mateus, o vereador Luiz Benedito de Paula, representando a Câmara Municipal, o tenente coronel Fábio de Assis, comandante do 43.º BPMMG, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Marcelo de Morais Silva (Cela Véia).

Diretores da ACISSP fazem avaliação positiva sobre a FETEC AGRO 2023

Foi encerrada na noite de sexta (12), a FETEC AGRO 2023 promovida pela ACISSP – Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de São Sebastião do Paraíso, que por quatro dias reuniu mais de 70 empresas e recebeu grande número de produtores e outros segmentos do agronegócio.

O presidente da ACISSP, médico Matheus Colombaroli, conclui que “realmente havia uma carência muito grande de ações no sentido de serem feitas feiras de negócio, rodadas de negócio, trazer conhecimento, tecnologia. “A aceitação foi muito grande. Todos, com quem conversamos, estão muito satisfeitos com o resultado, tanto com os negócios, com o network (rede de contatos entre empreendedores), no relacionamento entre eles, de toda a cadeia do agronegócio”.

É mais um passo que a gente dá no sentido de fortalecimento do agronegócio regional, e os próximos serão o lançamento do ACISSP AGRO, braço da ACISSP dedicado ao agronegócio, salienta Matheus Colombaroli.

O diretor de Agronegócio da ACISSP, Gilson de Souza, também faz avaliação positiva sobre a feira.  “Tivemos mais de quatro mil pessoas na FETEC 2023 entre os dias 10 a 12. Agradeço a quem veio e participou desse empreendimento, dessa feira agropecuária, onde contamos com mais de 70 expositores, que saíram satisfeitos, com resultado positivo. Muitos deles já prevendo e na expectativa de participar na de 2024”.