O Paraíso Basketball enfrentará a equipe da ABAPA Marção, de Passos, em um amistoso a ser realizado na noite desta quarta-feira, 24, no Centro Social Urbano 2, no Jardim Planalto. A partida marca o retorno de uma equipe adulta paraisense à modalidade na qual belos capítulos foram escritos por atletas locais.
O treinador da equipe principal, Marcos Vinícius Ribeiro Gaspar, explica que o time adulto tem trabalhado no retorno do Paraíso Basketball às competições. Atualmente, a formação é composta por atletas remanescentes do passado glorioso da equipe que ainda residem na cidade. "A principal ideia é que voltemos a disputar as competições que trouxeram, e ainda podem trazer, grande visibilidade para a cidade no cenário do basquete", declara Gaspar.
O técnico encara a partida contra Passos como um importante desafio. "Para nós, é um teste de como estamos progredindo. Todos os nossos jogadores estão preparados para isso, e inclusive já teremos atletas da equipe de base para adquirir experiência, integrando o time principal já neste jogo de quarta-feira", revela.
O confronto também é significativo para a equipe de Passos, que se prepara para a fase final dos Jogos da Juventude (JOJU), acontecendo em junho na cidade de São Lourenço. O desafio se torna ainda mais acirrado pela rivalidade entre as cidades, com Paraíso tendo vencido os últimos cinco duelos. A entrada para o evento é gratuita.
O PROJETO
O projeto de basquete de Paraíso, liderado por Gaspar e Saulo Couto Michelato, foi reativado em janeiro deste ano, após ter sido interrompido com o início da pandemia de Covid-19. Contando com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, a iniciativa não se limita apenas ao resgate do basquete adulto na cidade, mas também tem o objetivo de descobrir novos talentos e oferecer a jovens de 14 a 18 anos a oportunidade de praticar uma atividade esportiva e socializar com outros garotos da mesma faixa etária.
“O projeto em si visa a iniciação e a formação de novos atletas da modalidade de basquete na cidade, algo que já havia sido deixado de lado. Eu e Saulo percebemos que muitos jovens estavam iniciando no basquete, mas sem uma estrutura ou orientação adequadas. Assim, resolvemos dar início a esses projetos com os jovens. Hoje trabalhamos com uma metodologia baseada nos cursos que fiz e continuo realizando como técnico no Jr.NBA e NBA Academy, além, é claro, das experiências como ex-atleta da modalidade junto com Saulo”, explica Gaspar.
De acordo com Saulo Michelato, treinador da base e atleta da equipe adulta, os jovens têm evoluído tanto que quatro deles integrarão a equipe que vai enfrentar Passos nesta semana. Uma verdadeira prova de que o esforço e o investimento na formação e desenvolvimento de novos talentos já estão rendendo frutos.