BASQUETE

Paraíso Basketball dá trabalho para adversários em reestreia

Equipe paraisense foi derrotada pela ABAPA, de Passos, por apenas 4 pontos em amistoso realizado nesta semana
Por: Ralph Diniz | Categoria: Esporte | 27-05-2023 07:10 | 1248
Equipe paraisense voltou às quadras após período de inatividade. Comissão técnica e secretario de Esportes demonstram otimismo
Equipe paraisense voltou às quadras após período de inatividade. Comissão técnica e secretario de Esportes demonstram otimismo Foto: Divulgação

Na noite de quarta-feira, 24 o Paraíso Basketball enfrentou a equipe da ABAPA de Passos em um amistoso realizado no Centro Social Urbano 2. A partida foi equilibrada e muito disputada do primeiro ao último minuto, e terminou com a vitória dos visitantes por 58 a 54.

O placar final, contudo, foi o que menos importou, pois o foco estava na performance e evolução para ambos os lados. O jogo teve um duplo propósito: serviu de preparação para o time de Passos, que está se preparando para a fase final dos Jogos da Juventude (JOJU) no próximo mês, marcou o retorno da equipe adulta de Paraíso às quadras, que estava sem competir desde antes do início da pandemia de covid-19.

Lucas Alves, atleta paraisense que atua na equipe de Passos, falou sobre a dificuldade imposta ao seu time no jogo. “Foi uma partida muito bem disputada, os times se conhecem nos pontos fortes e fracos. Não conseguimos impor nosso ritmo de jogo, que é um jogo com intensidade alta, defesa muito forte e com saída rápida pro ataque. Isso dificultou um pouco, mas conseguimos achar opções e sair com a vitória”.

Ex-integrante do projeto do Paraíso Basketball, Alves faz elogios à organização do amistoso. “Foi um jogo muito bacana, muito bem-organizado. É legal ver as pessoas nas arquibancadas. Fico muito feliz em ver que o basquete em Paraíso está recebendo atenção novamente”, diz o atleta da ABAPA.

O treinador de Paraíso, Marcos Vinícius Ribeiro Gaspar deixou o CSU 2 satisfeito com o que viu de sua equipe. “Foi uma partida bem jogada, bem disputada, apesar de o time de Passos ter um nível técnico mais alto. Mas foi um jogo onde mostramos nossa força, mesmo voltando agora e ainda sem estar em um nível tão competitivo. Acredito que podemos conseguir coisas maiores se mantivermos o foco nos treinamentos”.

Outro ponto positivo apontado pelo treinador foi a presença de dois garotos da base do Paraíso Basketball no plantel do time principal. Apesar de não terem entrado em quadra, os jovens Tiago e Gabriel Martins viveram, pela primeira vez, o clima de uma partida de basquete. “No decorrer do jogo, tivemos que buscar um placar que, em certo momento, era de dez pontos de diferença e isso impossibilitou a entrada dele. Porém, acredito que consegui dar para eles a experiência de um jogo de basquete mais dinâmico, de nível adulto profissional. Vivenciar isso é muito importante. Ver a base produzindo jogadores de qualidade nos dá a certeza de que o basquete paraisense voltará a ser muito forte. Esse é o ponto principal”, afirma Gaspar.

O secretário municipal de Esportes, Daniel Naves, demonstra empolgação com trabalho que vem sendo realizado em prol da modalidade em Paraíso. Além da parceria com o Paraíso Basketball, a pasta municipal também está à frente do “Cestinha de Basquete”, projeto liderado pelo técnico de esportes Anderson Diego e que está sendo implantado em escolas do município e, também, no Centro Educacional e Esportivo Paraisense (Ceesp), no antigo SESI. “Tivemos um avanço significativo no basquete nos últimos meses, com a iniciativa dos meninos do Paraíso Basketball e o trabalho do nosso técnico Anderson. Agora, o objetivo é buscar alternativas para que a chama não se apague e nosso basquete possa retornar, gradualmente, aos cenários regional, estadual e nacional”, conclui.