DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Câmpus da UFLA em Paraíso terá programação especial no Dia Mundial do Meio Ambiente

Por: . | Categoria: Educação | 02-06-2023 10:37 | 849
Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente, o Instituto de Ciência Tecnologia e Inovação (Ictin*/UFLA), promove a Gincana do Meio Ambiente, com uma programação que inclui: gincana, roda de conversa e palestras no câmpus de São Sebastião do Paraíso. O objetivo é ampliar a visão dos estudantes sobre a importância de ações simples para a melhoria do meio ambiente, compreendendo desde a quantidade de lixo gerada ao tratamento e reciclagem desse lixo.

Ao longo dos últimos dias, os estudantes participaram de uma gincana, em que  tiveram a missão de fazer um resumo de um projeto voltado para as escolas públicas com foco na conscientização ambiental dos alunos. “Também foi proposta a arrecadação da maior quantidade de material reciclável possível para destinar à Associação de Catadores de Recicláveis do município”, conta a professora Geandra Queiroz, organizadora do evento, destacando que as atividades vão ser finalizadas durante o evento com a apresentação dos resultados.

“Além disso, para ampliar o conhecimento dos alunos sobre o meio ambiente, vamos ter diálogos para tratar de temas que vão desde os impactos ambientais em rios, passando pelo reaproveitamento de resíduos agroindustriais e chegando a questões voltadas ao lixo reciclável”, conta a professora.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU),  busca incentivar a conscientização e a ação mundial em favor do meio ambiente e se tornou uma plataforma para promover o avanço nas dimensões ambientais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em 2023, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente é “soluções para poluição plástica”.

Confira a programação no Câmpus Paraíso:

Data: 5/6

Local: Pavilhão de aulas - Sala do primeiro andar PAV1-010

8h - Abertura

8h15 - Palestra “Resíduos agroindustriais de frutas: como aproveitá-los?”

Professora Tamara Rezende Marques

8h15 - Palestra “Microplásticos em ambientes aquáticos: um problema?”

Professor Gustavo Hallwass

10h00 – Roda de Conversa “Importância da separação do lixo reciclável e o trabalho da cooperativa”

Eliana Bernardes Andrade - Vice-presidente da Associação de Catadores de    São Sebastião do Paraíso (Acassp)

11h - Apuração da Gincana (Melhor Projeto e Maior arrecadação) e premiação.

(por Alana Freitas)