IFSULDEMINAS

Prefeitura de Paraíso articula a implantação de câmpus presencial do IFSULDEMINAS

Por: . | Categoria: Educação | 03-06-2023 16:03 | 240
Foto: Reprodução

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso está articulando com o IFSULDEMI NAS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, a implantação de um câmpus presencial daquela instituição federal de educação em nosso município.

O município e o IFSULDE MINAS já são parceiros em diversas ações de formação e de qualificação profissional, desde 2013 - ano que foi criada a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior, a qual recentemente passou a ter a temática do trabalho em seu nome.

Referido instituto foi criado no ano de 2008 através da Lei Federal 11.982 que instituiu os institutos federais de educação, ciência e tecnologia em todos os estados brasileiros. O IFSULDEMINAS é fruto da inicial fusão entre as Escolas Agrotécnicas de Muzambinho, Machado e Inconfidentes. Desde a sua fundação o instituto tem se fortalecido para além dos três câmpus originários das escolas agrotécnicas federais e foram instalados outros câmpus em Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Três Corações e Carmo de Minas, totalizando atualmente oito câmpus ofertantes de educação profissional de nível básico e de nível técnico, e também cursos superiores de graduação e de pós-graduação nas diferentes áreas do conhecimento.

A missão dos institutos federais é ofertar prioritariamente a educação profissional de nível técnico na modalidade de educação integrada onde o estudante cursa simultaneamente o ensino médio tradicional (antigo colegial / 2º grau) e um curso técnico de modo que ele termina seus estudos obtendo uma formação técnica que lhe concederá um diploma de nível técnico para atuar profissionalmente no mundo do trabalho.

O Governo Federal tem assumido publicamente esforços no sentido de ampliar a rede de educação federal educação profissional científica e tecnológica em todo o país com a criação e implantação de novos câmpus presenciais dos IFs. E é justamente nesse contexto que a Prefeitura de Paraíso está articulando junto à reitoria do IFSULDEMI-NAS a implantação de um desses novos câmpus em nosso município.

De acordo com o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Cícero Barbosa, as tratativas com o IFSUL-DEMINAS estão avançadas e a possibilidade de alcançar essa autorização do Ministério da Educação para a vinda do câmpus do IFSULDEMI-NAS é muito grande. O secretário destacou que atualmente o município possui nove cursos técnicos em funcionamento através dessa parceria com o instituto, e que ao longo dos últimos dez anos já foram ofertadas mais de cinco mil vagas de cursos técnicos, cursos de qualificação profissional e pós-graduação por meio dos acordos de cooperação entre município e instituto.

"A vinda de um câmpus presencial do IFSULDEMI NAS favorecerá a nossa população garantindo que nossos jovens possam obter uma educação profissional de qualidade estudando gratuitamente em cursos técnicos de uma instituição federal de educação", destaca Cícero Barbosa.

No sábado - 27 de maio, o secretário esteve em uma reunião em Pouso Alegre - sede da reitoria do instituto quando reforçou ao reitor professor Cléber Ávila Barbosa a demanda de São Sebastião do Paraíso pelo câmpus presencial do IF, e apresentou dados importantes referentes ao município em seus aspectos sociais, geográficos, educacionais e econômicos. Também participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, José Luiz das Graças, o deputado federal Odair Cunha, e o deputado estadual Ulysses Gomes, ambos do PT/MG.

Sobre essa reunião, o secretário Cícero Barbosa destacou que foi muito produtiva e que os deputados Odair e Ulysses já são parceiros e longa data do instituto federal e estão muito interessados em conseguir junto ao Governo Federal a implantação de novas unidades do IF no sul de Minas, e que se comprometeram em contribuir na articulação junto ao ministro da Educação - Camilo Santana, para que se concretize esse projeto paraisense.

O secretário afirmou que já foram indicados os cursos técnicos que são de interesse do município para serem implantados presencialmente no câmpus, e disse que outras reuniões devem ser realizadas nos próximos dias com o IF e demais parceiros apoiadores para fortalecer o projeto.

"Até o momento nós apresentamos tudo que o instituto federal nos solicitou para que possamos cumprir com os pré-requisitos do MEC visando à instalação do nosso câmpus. O apoio dos deputados Odair Cunha e Ulysses são muito importantes nessa articulação, pois já temos o trabalho firme e decidido do prefeito Marcelo Morais em prol da educação profissional, e a forte parceria com o reitor, tudo isso pesará na decisão do MEC", finalizou o secretário de Ciência e Tecnologia.