TORNEIO ESCOLAR

Prefeitura promove 10º Torneio Escolar Municipal

Por: . | Categoria: Educação | 16-06-2023 07:24 | 845
Foto: Secom Prefeitura

Acontece a partir do próximo dia 26 a 10ª edição do Torneio Escolar Municipal, evento esportivo que desde 2010 proporciona oportunidade para que os alunos da Rede Municipal de Educação de São Sebastião do Paraíso possam praticar as mais diversas modalidades esportivas. 

As atividades acontecem até 5 de julho e abrangerá diversas modalidades esportivas, tais como queimada mista, futsal, handebol, voleibol, ginástica geral, atletismo (corridas 60 m, 100 m, 1000 m, revezamento misto, salto em distância, lançamento da pelota, arremesso de peso, lançamento do dardo) e peteca, todas em duas categorias distintas, proporcionando a participação de alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. 

Conforme destaca o coordenador geral dos jogos e professor de Educação Física, Murilo Pessoni Neves, o evento movimentará a cidade e acontecerá em diversos locais, entre eles a Arena Olímpica João Mambrini, Estádio Municipal Irmãos Capatti, Escola Municipal Ibrantina Amaral, Escola Municipal José Carlos Maldi, Escola Municipal Wulfida Marcolini e Escola Municipal Roque Scarano. 

O Torneio Escolar Municipal (TEM) teve sua primeira edição realizada entre os dias 22 a 26 de novembro de 2010, diante da necessidade de integrar todas as unidades escolares municipais através de atividades esportivas diversas, onde crianças e adolescentes pudessem desfrutar de momentos alegres, divertidos e saudáveis. 

“Após nove bem-sucedidas edições, e após três anos sem realizar os jogos em razão da pandemia de COVID-19, a edição número 10 já é considerada muito especial. Além do retorno, após um hiato de três anos, espera-se que esta edição seja a maior já realizada. Os tempos mudaram e a Rede Municipal de Educação cresceu consideravelmente”, destaca Murilo.

Segundo Murilo, “a 10ª edição contará com a participação de 15 Unidades Escolares, de zona urbana e zona rural, além de alunos das escolas que funcionam em 2º endereço, totalizando assim de 19 Unidades Escolares participantes. Há a previsão de que participem mais de 1000 alunos/atletas inscritos nas duas categorias de faixa etária do evento (Fundamental 1 – sub-11, e fundamental 2 – sub-15 anos). É bom salientar que na última edição (2019) participaram 12 Unidades Escolares”, acrescenta.  

De acordo com a professora Lívia Roberta Sales Soares, professora de Educação Física da Escola Municipal Hilda Borges Pedrosa, do bairro Veneza, o retorno dos jogos está sendo muito aguardado pelos alunos que estão se empenhando ao máximo e estão ansiosos para que chegue o tão esperado dia. “Os jogos atuam diretamente na formação social, educacional e esportiva dos alunos envolvidos, além de desenvolver diversas competências e habilidades importantes na formação global dos alunos”, concluiu a professora. 

Segundo o prefeito Marcelo de Morais, o esporte é uma das mais poderosas e acessíveis ferramentas de inclusão social. “Através dele, as crianças e adolescentes fortalecem laços afetivos, aprendem a respeitar colegas e adversários e interagem entre si”, destaca. Morais finalizou desejando boa sorte a todos os participantes e enfatizou a importância do esporte e educação na formação dos alunos da Rede Municipal de Educação. 

O TEM é uma realização da Secretaria Municipal de Educação e professores de Educação Física das Unidades Escolares Municipais e só é possível graças ao empenho e mobilização de todas diretoras escolares, equipes pedagógicas e equipe da Secretaria Municipal de Educação. Deve-se mencionar também o apoio dos parceiros da Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria de Saúde, Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, Setor de Transporte Escolar, Setor de Alimentação Escolar. 

“A 10ª edição do Torneio Escolar Municipal será muito especial e está sendo muito esperada por alunos e professores. A confraternização através de atividades esportivas desperta entre os participantes um sentimento de amor e paz. A Secretaria Municipal de Educação e seus parceiros não estão medindo esforços para que o 10º TEM possa acontecer na mais perfeita harmonia e que os alunos da Rede Municipal de Educação possam desfrutar de momentos inesquecíveis onde a integração entre Educação e Esporte possa fazer a diferença na busca por uma formação completa e atual”, finalizou o secretário Municipal de Educação Professor Lucas Cândido de Oliveira. 

A cerimônia oficial de abertura está programada para acontecer no dia 26 de junho, segunda-feira, a partir das 8h, na Arena Olímpica João Mambrini. (Secom Pref. SSP).