POÇOS DE CALDAS

Projeto do Cesec Alda Polastre leva alunos para Poços de Caldas

Por: . | Categoria: Educação | 20-06-2023 14:56 | 1966
Alunos em frente ao Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas
Alunos em frente ao Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas Foto: Reprodução

O sábado letivo do dia 17 de junho foi bem diferente para os alunos que participaram do Projeto do Cesec Alda Polastre, “A Arte do Artista: Conhecendo as regiões brasileiras”. Nesse primeiro semestre do ano, os alunos participaram de diversas oficinas com foco nas cinco regiões brasileiras, aprendendo sobre clima, vegetação, relevo, culinária e fontes de energia.

Os alunos foram avaliados através de textos, poemas, desenhos e vídeos que retratam a região Sudeste prioritariamente.

Com o objetivo de dinamizar ainda mais esse aprendizado, foi proposto um roteiro pedagógico na cidade de Poços de Caldas, oportunizando aos participantes do Projeto conhecer aspectos geomorfológicos locais (biomas, relevo, clima, fauna e flora). Além disso, vivenciar a interdisciplinaridade ao observar os aspectos socioculturais; reconhecendo as riquezas e percebendo as diferenças em relação às demais regiões do Brasil.

Para a professora Maria Lucia Soares Pedroso, a visita a uma antiga usina hidrelétrica em Poços despertou muito interesse dos alunos pois associam com os estudos em sala de aula. Além da usina, outros pontos turísticos da cidade foram explorados com esse propósito. “Sabemos que o aprendizado vai muito além das paredes das salas de aula e não tem idade limitante, no Cesec por exemplo, procuramos  priorizar o crescimento do indivíduo como um todo, e uma excursão assim,  só acrescenta, ressaltou a diretora Elen.

A etapa final do Projeto será uma exposição de fotojornalismo para divulgação do conhecimento adquirido.