SiSU 2023/2

UFLA abre 1140 vagas para ingresso no segundo semestre

São 72 vagas para o câmpus Paraíso
Por: . | Categoria: Educação | 24-06-2023 01:08 | 280
Foto: Arquivo

Os interessados em ingressar em um dos cursos ofertados pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), no 2º semestre letivo de 2023, deverão efetuar a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), de 19 a 22 de junho. A seleção será com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2022.

Ao todo, são 1140 vagas ofertadas, em 29 cursos de graduação, para o câmpus Lavras e São Sebastião do Paraíso. Para o Câmpus Paraíso, são 72 vagas. A relação completa dos cursos e vagas estão disponíveis no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS/UFLA).

Os estudantes interessados em concorrer às vagas disponibilizadas pela UFLA deverão verificar as informações constantes do Termo de Adesão ao SiSU, disponível no endereço eletrônico https://cops.ufla.br/, contendo  as seguintes informações: os cursos e turnos participantes do SiSU, com os respectivos números de vagas; o número de vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711/2012, alterada pela Lei nº 13.409/2016, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio; os pesos e as notas mínimas estabelecidos pela UFLA para cada uma das provas do Enem, em cada curso e turno; e os documentos necessários para a realização da matrícula dos estudantes selecionados, inclusive aqueles necessários à comprovação do preenchimento dos requisitos exigidos pela Portaria Normativa nº 18/2012, alterada pela Portaria Norma-tiva nº 9/2017 e pela Portaria Normativa MEC nº 1117/2018.

O cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo SiSU, referente à segunda edição de 2023, estão disponíveis no Edital SESu/MEC, na página da COPS no endereço eletrônico:  https://cops.ufla.br/ 

Somente os estudantes que participaram da última edição do Enem (2022), e não zeraram a prova de redação, poderão se inscrever. O processo é gerido pelo Ministério da Educação (MEC).

Para se inscrever, os interessados deverão acessar o portal Acesso Único ao Ensino Superior, do MEC, e clicar em “Fazer inscrição”, quando estiver disponível.

Venha pra UFLA
O aluno poderá escolher duas opções de cursos no Sisu 2023. Ao escolher a primeira opção de curso, o candidato à vaga deverá escolher o local de oferta, turno e a modalidade de concorrência (ampla concorrência ou vagas reservadas/cotas). Durante o período de inscrição, o candidato poderá acompanhar as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial. Durante o processo, é possível trocar de curso até o fim do prazo das inscrições e valerá a última escolha.

O resultado da chamada regular do Sisu deverá ser divulgado em 27 de junho e a matrícula na chamada regular deverá ser feita entre 29 junho e 4 de julho.

Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição, ainda poderá participar da lista de espera do Sisu, para vagas não preenchidas anteriormente. O prazo para participar da lista de espera vai de 27 de junho até 4 de julho.
(Ass. Imprensa UFLA)