TEM

10º Torneio Escolar Municipal é encerrado

Por: Redação | Categoria: Esporte | 19-07-2023 02:57 | 864
Foto: Reprodução

Após oito dias de competições, foi encerrado na quarta-feira, 5 de julho, a 10ª edição do Torneio Escolar Municipal. As partidas finais da categoria Fundamental 2 foram realizadas na E.M.Roque Scarano que preparou uma grande festa para receber os finalistas.

"Toda nossa comunidade escolar trabalhou com muito empenho para receber os finalistas do 10º TEM. Para nós foi uma honra receber todos e poder realizar as partidas finais do evento em nossa quadra", finalizou a diretora Ana Paula Gaspar. Vale lembrar que a E.M.Roque Scarano foi reformada recentemente pela atual administração municipal e possui uma excelente quadra poliesportiva que antes não existia.

O Torneio Escolar Municipal - "TEM" é uma realização da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso através da Secretaria Municipal de Educação e professores de Educação Física que atuam nas escolas municipais.

O evento teve sua primeira edição realizada no ano de 2010 e desde então, anualmente, os alunos de todas as unidades escolares municipais paraisenses, divididos em duas categorias (sub 11- Fundamental 1 e sub 15- Fundamental 2) disputam diversas modalidades esportivas como ginástica, atletismo, queimada, cabo de guerra, futsal, handebol, peteca e voleibol nos naipes masculino/feminino e em alguns casos equipes mistas.

Após um período de três anos sem acontecer em razão da pandemia de COVID-19, a 10ª edição foi histórica. A última edição foi realizada em 2019 e contou com a participação de 12 escolas. A edição de 2023 foi muito maior, pois contou com a participação de 19 representações entre escolas e unidades de 2º endereço. Deve-se salientar também a inclusão de novas modalidades e provas como é o caso do atletismo PCD (pessoas com deficiência).

De acordo com Daize Meles de Carvalho, professora de Educação Física da E.M. Professora Maria de Lourdes Dizaró- CAIC, o evento foi um sucesso. Foi muito bom ver as crianças se empenhando, obedecendo regras, confraternizando-se com alunos de outras escolas e também colocando em prática o que aprendem nas aulas de Educação Física. "Aprender não é somente em sala de aula, o esporte também ensina e educa e é capaz de desenvolver inúmeras habilidades atuando na formação integral dos alunos" concluiu a professora.

Segundo o coordenador-geral do evento, professor Murilo Pessoni, a 10ª edição foi a melhor, maior e mais desafiadora edição. "A Rede Municipal, nesses últimos três anos, cresceu muito e tivemos um aumento expressivo no número de alunos participantes e consequentemente no volume de competições. O TEM é um evento realizado por muitas mãos, o empenho, determinação e profissionalismo de todos os professores de Educação Física, equipe da Secretaria Municipal de Educação, diretoras e suas equipes, Secretaria Municipal de Esporte, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria Municipal de Saúde, Setor de Merenda Escolar e Setor de Transporte escolar garantiram o sucesso do evento. Não posso deixar de mencionar o total e irrestrito apoio do nosso secretário municipal de Educação, professor Lucas Cândido de Oliveira e do prefeito professor Marcelo Morais e toda sua equipe" concluiu Murilo.