CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Prefeitura promove 10ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia 

Por: . | Categoria: Tecnologia | 06-08-2023 17:58 | 1315
Foto: Asscom Prefeitura Municipal

As Secretarias Municipais de Ciência e Tecnologia, e de Educação e Cultura de São Sebastião do Paraíso, promovem no período de 6 a 31 de agosto a 10ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, com o tema “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”. Uma das atrações será o “Mundo dos Insetos: uma viagem pelas curiosidades da natureza”, trazendo réplicas em tamanho gigantes de diversos animais pertencentes ao filo dos artrópodes. 

O evento tem como propósito a divulgação científica e a popularização da ciência, e como principal público-alvo os estudantes da educação básica: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Neste ano, a semana de Ciência e Tecnologia paraisense comemora dez anos de existência, e apresentará muitas novidades para a população com atividades científicas em diversos eixos temáticos da ciência, tais como física, química, mecânica, biologia, e mundo animal.

De acordo com o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Cícero Barbosa, a proposta do evento é possibilitar o acesso da população a uma diversidade de temas que possam gerar conhecimentos para a população, sobretudo para as crianças e adolescentes. "Buscamos parcerias com instituições de ensino superior e institutos de pesquisa com reconhecida experiência nessa temática para que a  população possa ter acesso a atividades que são habituais apenas nas grandes cidades", destacou o secretário.

A exposição “Mundo dos Insetos” conta com réplicas robotizadas de diversos artrópodes, como insetos e aracnídeos, além de outros elementos da natureza, todos em tamanho gigante.

Além desta exposição, a 10ª Semana de Ciência e Tecnologia contará no período de 6 a 13 de agosto com exposição de experimentos científicos do Centro de Ciências da UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais – Campus Passos, que tem como propósito a contextualização prática de diversos temas relacionados com a física, com a química, com a mecânica e eletricidade. 

A Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), através do Museu da Vida FICORUZ, também é parceira do evento e estará presente com uma exposição de experiências científicas em diversos eixos temáticos, além de apresentarem uma exposição de dinossauros que terá ossada e pegada de dinossauros em tamanhos reais, além de uma exposição sobre rios brasileiros. A FIOCRUZ estará presente no evento no período de 9 a 19 de agosto.

Outro parceiro institucional que marcará presença no evento, no período de 21 a 25 de agosto é FUNED – Fundação Ezequiel Dias de Belo Horizonte apresentando pesquisas realizadas naquela instituição, com ênfase em animais peçonhentos, destacando cobras e escorpiões. 

A USP – Universidade de São Paulo – Câmpus São Carlos também é parceira do evento com a disponibilização de duas exposições temáticas para visitação durante todo o período da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia – a exposição “A vida – do invisível ao visível” – tem a curadoria do Instituto de Física da USP, e também teremos a participação da exposição “Bicho: quem te viu, quem te vê – animais do cerrado”, exposição que tem a curadoria do CDCC-USP – Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP São Carlos.

De acordo com o secretário Cícero Barbosa são esperadas mais de 40 mil pessoas nos 26 dias de evento. “A visitação para as escolas públicas e privadas da educação básica acontecem de segunda a sexta-feira no horário das 07h30 às 17h, e nesses dias também é possível a visitação do público geral no horário de 18h às 22h. Nos finais de semana o evento estará aberto das 14h às 22h. Para entrada no evento a Prefeitura está solicitando a doação de um quilo de alimento não perecível, os quais serão doados à famílias carentes e à entidades assistenciais do município”, finaliza.