O produtor João Batista Tubaldini, do Sítio São Miguel teve seu café classificado em primeiro lugar no 6.º Concurso Municipal de Qualidade de Café: Paraíso dos Cafés Finos. O resultado apontando os cinco primeiros colocados foi divulgado na noite de hoje na Casa da Cultura, durante o Festival do Café, iniciado quinta-feira, 17, e se encerra neste sábado (19).
O concurso é organizado pela Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, em parceria com a ACISSP (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso) e a Emater-MG.
A prova das amostras selecionadas aconteceu no dia 11 de outubro, quando das 137 amostras inscritas, foram escolhidas as 20 melhores. Delas saíram as cinco vencedoras.
Os critérios adotados pelo júri foram a avaliação física com vazamento máximo de 5% na peneira 16; classificação de defeitos como grãos quebrados, conchas e brocas; primeira fase da avaliação sensorial com os grãos torrados e avaliados em provas de xícara onde bebidas com defeitos sensoriais, como sabores químicos, são desclassificadas. Foi definida, então, a nota de corte com a pontuação mínima que o café que não atingir é eliminado e a fase final da avaliação sensorial, onde atributos como acidez, doçura, aroma e uniformidade são avaliados.
A somatória dos atributos define a pontuação total e o café campeão é o com maior pontuação.
Na abertura do Festival, quinta-feira, 17, estiveram presentes o prefeito Marcelo Morais, o presidente da ACISSP, Dr. Matheus Colombaroli, secretários municipais e diretores da associação, além de representantes da Câmara Municipal e de comunidades rurais.
O evento que acontece na Casa da Cultura proporciona um ambiente de negócios e exposição de empresas ligadas à cafeicultura. Durante os dias do evento, os visitantes tiveram contato com atividades sensoriais e degustação de cafés especiais.
O Festival é promovido pela associação, através da ACISSP Agro em parceria com a Prefeitura de Paraíso e Emater, e tem o objetivo de promover um ambiente de negócios favorável aos cafeicultores que estão em fase de trato cultural de suas lavouras e passam a ter contato com produtos, tecnologias e informações sobre novidades, formas corretas de aplicação de fertilizantes e defensivos, além de novas técnicas de manejo.
A Associação das Famílias dos Produtores Rurais do bairro Pimentas e Angola, onde fica a propriedade onde é produzido por João Tubaldini, o café campeão do concurso, também recebeu R$ 2 mil como premiação.
“Hoje premiamos os melhores cafés da região de Paraíso que tem os melhores cafés do mundo. Então aqui hoje temos a excelência da qualidade que começa no manejo da lavoura, passando pela colheita e pós-colheita. Pudemos hoje premiar esse trabalho árduo que os cafeicultores de nosso município desenvolvem de sol a sol”, analisou o diretor de Agronegócio da ACISSP, Gilson de Souza.
O prefeito Marcelo Morais destacou o apoio ao setor. “Temos promovido e apoiado a realização do Concurso de Café que está em sua sexta edição. Hoje a premiação é o final de anos de trabalho dos cafeicultores que investem e buscam a excelência do seu café. Enquanto eu estiver prefeito iremos incentivar e apoiar os produtores rurais e continuar com o concurso Paraíso dos Cafés Finos”, anunciou.
Para o presidente da ACISSP, Dr. Matheus Colombaroli, a realização do Festival que abriga o Concurso de Qualidade de Café é uma realização da associação que ganha força e promove o principal setor econômico local, que é a cafeicultura.
“Celebramos o associativismo durante a realização do Festival do Café de Paraíso. Empresas e produtores rurais que integram a ACISSP se unem para entregar este evento. O local para a realização da feira está pequeno, sinal que ela tem sucesso e aceitação dos empreendedores, produtores rurais e da população. Em 2025 os projetos da associação, através da ACISSP Agro, serão ainda maiores com novas frentes de atuação”, antecipou Colombaroli.
O Festival do Café de Paraíso continua neste sábado com a abertura dos portões às 9h da manhã, terá música ao vivo com a Banda Turma da Lidy, apresentações do Ballet Saltare e do Grupo de Teatro Deveras Artes. A programação termina às 14h. A entrada é gratuita. (Assessoria de Imprensa ACISSP/CDL)