RIBEIRÃO PRETO

Waldemar Francisco se apresentará dia 12 na Feira do Livro em Ribeirão

Por: Redação | Categoria: Cultura | 06-08-2023 09:49 | 1200
Foto: Jucelino Urias

O artista Waldemar Francisco de Paula, de São Sebastião do Paraíso (MG) se apresentará na Feira Interacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL). Ele estará, no dia 12 de agosto, às 17 horas, no Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace) o monólogo “O Espelho”, de Machado de Assis.  “É mais uma oportunidade de me apresentar para este público especial, é sempre um grande prazer e alegria estar em Ribeirão, principalmente agora podendo mais uma vez divulgar a nossa arte e fazer parte desde grande movimento que é a Feira do Livro, já tradicional em nosso meio”, comenta. O evento é uma das atrações da 22 edição da feira que reúne com inúmeras atividades gratuitas e vai até o dia 20 de agosto.

Waldemar Francisco é natural de São Sebastião do Paraíso onde possui carreira artística de cerca de 60 anos. Fotógrafo, compositor, escritor, músico, sambista e teatrólogo, além várias outras atividades ele se tornou personagem consagrado e respeitado em seus mais diversos trabalhos. Sua apresentação poderá ser conferida entre os destaques da FIL deste ano entre os mais diversos destaques do evento.

Ele conta que sua primeira apresentação em Ribeirão foi na década de 60 quando integrava a TAP (Teatro Amador Paraisense) com um grupo de artistas paraisenses que realizava ações voluntárias e beneficentes. “Naquele tempo eu era um menino de 11 anos. Hoje não é diferente, dá sempre aquele friozinho, mas estou preparado e com grande expectativa em mostrar nosso trabalho”, comenta.

Sobre o monólogo, Waldemar Francisco adianta que trabalhar uma obra do escritor Machado de Assis é uma iniciativa que desenvolve com facilidade. “Ele tem um texto impecável, uma linha de produção que é própria dele, mas temos algumas nossas improvisações. Teremos citações de época como a guerra, a abolição da escravatura, o Hino da Independência e também uma certa musicalidade”, descreve. Estaremos com uma caravana da APC (Academia Paraisense de Cultura), “acredito que o público vai gostar, todos estão convidados”, acrescenta.

A Feira do Livro tem início no dia 11 de agosto, com abertura a partir das 19h no Theatro Pedro II e reúne artistas, personalidades, educadores, intelectuais e amantes da literatura. Nos dez dias de evento vai reunir apresentações para os mais variados gostos com produções nacionais de música, teatro e humor em grande estilo. O público já pode reservar as datas na agenda para conferir as atrações com mais de 400 atividades.

Além do Theatro Pedro II que abrigará o palco principal também haverá outros locais de apresentações multiculturais. Foram selecionados outros 16 espaços onde o público poderá acompanhar os artistas de perto com eventos culturais, educacionais, comerciais, públicos e privados.

A FIL é considerada atualmente um dos maiores eventos culturais do país e desde 2020 tornou-se internacional. São mais de 20 anos de histórias e trajetórias construindo um legado e consolidando um dos principais objetivos que é o fomento, incentivo e apoio a arte, cultura e principalmente a leitura.