COLÉGIO NESFA

O que fazer para meus filhos serem felizes?

Por: . | Categoria: Educação | 15-08-2023 17:07 | 863
Laura de Pádua Nascimento Rodarte, Psicopedagoga e Coordenadora Educacional
Laura de Pádua Nascimento Rodarte, Psicopedagoga e Coordenadora Educacional Foto: Reprodução

"Que sejam felizes!" Esse é o desejo de todo pai e toda mãe para seus filhos. Mas, já parou para pensar se o que você faz hoje contribui para que seus filhos sejam felizes de verdade?

É comum associar felicidade com aquilo que nos dá prazer: ter coisas, comer o que gosta, viajar, ter os desejos atendidos, etc. Muitos pais optam por dar aos filhos aquilo que não tiveram e tentam evitar ao máximo que sofram, na expectativa de estarem criando pessoas felizes. Entretanto, é aqui que o bicho pega.

Na tentativa de acertar, acabam errando feio na educação dos filhos. Uma criança que não aprende a lidar com as adversidades, se acostuma com os prazeres momentâneos e acaba por se tornar um adulto imaturo, incapaz de vencer os desafios da vida. Desta forma, se torna fraca e qualquer mínimo problema se transforma em algo grandioso.

Mas então, o que fazer? É possível promover uma educação que ajude nossas crianças a serem verdadeiramente felizes? A resposta é SIM, através do ENSINO DAS VIRTUDES.

As virtudes são o princípio das boas ações e do bem-viver. Estão relacionadas aos bons hábitos que desenvolvemos e que nos impulsionam a escolher o bem em detrimento do mal.

Uma pessoa educada nas virtudes é capaz de vivenciar a verdadeira felicidade que vem por meio da realização. Vamos pensar num alpinista, por exemplo, que queira escalar uma montanha. Chegar ao pico da montanha é o objetivo da escalada, mas se oferecermos um avião para levá-lo até lá, provavelmente ele recusará. Não tem graça chegar ao pico da montanha sem passar pela escalada. O que gera a felicidade genuína da chegada é o esforço feito durante o caminho.

Na vida também é assim. Para concluirmos com sucesso essa jornada chamada "viver", precisamos treinar os músculos do corpo e, principalmente, da alma.

Uma pessoa que desenvolve as virtudes desde cedo tem maior capacidade de ação. Sabe fazer boas escolhas. Pensa antes de agir e é verdadeiramente livre, pois não se permite escravizar por seus desejos.

Pais preocupados de fato com o futuro dos filhos entendem a importância de educar nas virtudes e prezam por uma escola que seja parceira da família nesta jornada. No Colégio NESFA, entendemos a importância de auxiliar as famílias a serem protagonistas na educação de seus filhos. Por isso, iniciamos o projeto virtudes, que traz diversas ações para os alunos realizarem na escola e em casa. Desta forma, pais e filhos crescem juntos e toda sociedade ganha.