A Universidade Federal de Lavras (UFLA) alcançou nota máxima de aproveitamento na primeira fase do Projeto de Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei), criado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede/MG), visando ao desenvolvimento de projetos e negócios inovadores que envolvam ciência e tecnologia, mobilizando estudantes das Instituições de Ensino Superior (IES). Dos 57 grupos participantes, 11 obtiveram a maior pontuação, e a UFLA está nesse grupo seleto, com as equipes dos câmpus de Lavras e de São Sebastião do Paraíso.
O Vuei recebe um incentivo financeiro do Governo do Estado, tendo foco nas atividades planejadas para desenvolver a cultura da inovação na comunidade acadêmica. O projeto oferece, ainda, bolsas para estudantes selecionados. Na primeira fase, foram formados times, com os estudantes bolsistas e voluntários, que atuaram na criação de ações inovadoras dentro e fora do ambiente acadêmico, tanto na sede, em Lavras, quanto no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (Ictin-UFLA), em São Sebastião do Paraíso.
A coordenação da equipe de Lavras, avalia que o plano de ação está avançando conforme o cronograma planejado, e, mesmo sendo executado com o foco no desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação no câmpus sede da UFLA, as atividades da equipe abrangem, inclusive, as ações desenvolvidas no ecossistema de Lavras - o Vale dos Ipês. Como práticas específicas para melhorar o eixo da cultura empreendedora, os estudantes já somam mais de 30 ações realizadas.
Em São Sebastião do Paraíso, o projeto desenvolveu e implantou uma esfera empreendedora no câmpus, fomentando a criação de um núcleo de estudos em Empreendedorismo e Inovação (NeeiTech) e um Núcleo de Inovação Tecnológica (Nitessp). “Foram realizadas diversas atividades, como palestras, capacitações, participações em eventos internos e externos. O câmpus hoje entende e fala sobre o empreendedorismo. A mídia local nos reconhece e as empresas e associações sabem que estamos atuando na área”, destaca a coordenadora do Vuei Paraíso, professora Raíssa Andrade.
Na primeira fase, o Vuei no câmpus Paraíso foi contemplado com valor de 21,6 mil reais. Em dezembro de 2022, foram iniciadas as ações previstas no cronograma, finalizadas em junho de 2023. “O projeto foi elaborado por um conjunto de professores, pensando em ações que colocariam o câmpus como referência em ações de capacitação que fomentam a trilha empreendedora da região, focando em inovação e tecnologia”, destaca o vice-coordenador do Projeto Vuei Paraíso, professor Leonilson Kiyoshi.
As ações realizadas nos dois câmpus foram avaliadas por uma comissão técnica da Sede/MG e obtiveram o total de 100 pontos. “Fomos aprovados para a segunda fase do plano de fomento, durante a etapa de performance, e estamos habilitados a receber um novo aporte de 21,6 mil reais nos próximos dias, totalizando um fomento 43,2mil reais para as ações do Vuei”, ressalta o professor Leonilson.
O reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, avaliou positivamente e parabenizou os times do Vuei, e os coordenadores dos projetos, pelos resultados positivos e a nota máxima em engajamento.
VUEI 2ª EDIÇÃO
Para a segunda edição do Vuei, as equipes devem seguir um cronograma para os próximos seis meses, com a seguinte estrutura: o embarque, que é a recepção e a integração dos times, apresentação de projetos, palestras e criação de planos detalhados; depois vem a preparação, que inclui a seleção dos planos de trabalho e a formação de times; a aceleração, durante a qual será ofertado todo o suporte técnico e metodológico aos professores para o desenvolvimento dos trabalhos; e, por fim, o voo, que é o balanço dos resultados em relação a evolução dos câmpus, tendo em vista a realização dos projetos de acordo com o previsto. (Ass. Imprensa UFLA)