MOTOS

Número de acidentes com motos preocupa autoridades em Paraíso

Ocorrências dessa natureza representam mais de 50% dos acidentes de trânsito registrados pelos bombeiros em 2023
Por: Ralph Diniz | Categoria: Acidente | 23-08-2023 09:31 | 1627
Em 2022, Corpo de Bombeiros atendeu um acidente de moto a cada dois dias em Paraíso
Em 2022, Corpo de Bombeiros atendeu um acidente de moto a cada dois dias em Paraíso Foto: Arquivo "JS"

O número elevado de acidentes envolvendo motocicletas em São Sebastião do Paraíso tem causado preocupação nas autoridades locais. Em um dos casos mais recentes, uma idosa foi atropelada na avenida Zezé Amaral na última semana. O motociclista fugiu sem prestar socorro à vítima.

Diante das ocorrências, o vereador Pedro Sérgio Delfante falou sobre a situação durante a última sessão ordinária da Câmara, realizada na tarde de segunda-feira, 11. Na ocasião, ele solicitou à Casa que fosse encaminhado um ofício à Secretaria Municipal de Trânsito, cobrando mais ações para tentar reduzir o número de acidentes com motocicletas dentro da cidade.

Delfante recomendou que a Casa solicite à Secretaria de Trânsito a promoção de cursos e ações voltadas para a orientação, conscientização e, se preciso for, repressão a motociclistas, mototaxistas e entregadores que desrespeitem as leis de trânsito dentro do município, em parceria com o 2º Pelotão de Corpo de Bombeiros e o 43º Batalhão de Polícia Militar.

Durante a fala, o vereador ainda apresentou dados que apontam que 186 acidentes envolvendo motociclistas foram registrados no município em 2022, média de uma ocorrência a cada dois dias. Em complemento das informações, o Jornal do Sudoeste solicitou ao Corpo de Bombeiros os dados referentes ao primeiro semestre deste ano. O relatório aponta que até o dia 31 de julho, 88 ocorrências dessa natureza já haviam sido atendidas pelos militares, sendo 18 em janeiro, 10 em fevereiro, oito em março, 14 em abril, 14 em maio e nove em julho.

A situação se torna ainda mais preocupante para as autoridades quando o número de episódios envolvendo motocicletas é comparado com outros tipos de acidentes de trânsito. As ocorrências com motos representam 54,65% do total de atendimentos realizados pelos bombeiros em 2023 - 161. Ocorrências com bicicletas somam 33; caminhões e carretas, um; carros e caminhonetes, 26; atropelamentos têm 11 registros, e outros tipos de acidentes no trânsito, possuem dois chamados.

A ocorrência grave mais recente envolvendo motocicletas foi registrada na sexta-feira, 18, quando uma mulher de 75 anos foi atropelada enquanto atravessava uma das vias da avenida Zezé Amaral, pela faixa de pedestres. A vítima acabara de deixar um supermercado quando foi atingida por um motociclista, que desrespeitou a regra de trânsito.

O condutor, que de acordo com imagens de uma câmera de segurança, ainda teria chutado a mulher, fugiu do local sem prestar socorro à idosa. Guardas Civis Municipais que passaram pelo local logo após o acidente acionaram o SAMU. Ela foi socorrida e levada à Santa Casa. A polícia trabalha para identificar o autor.

">Mais da metade dos acidentes de trânsito registardos neste ano envolve motociclistas
">