HOMENAGEM

Presidente da Câmara apresenta PL que nomeia banco de sangue de Paraíso

Nome do ex-vereador Valdeci Amorim de Lima foi o escolhido. "Demonstrou uma profunda dedicação à causa", defende José Luiz das Graças
Por: Ralph Diniz | Categoria: Saúde | 27-08-2023 10:01 | 3972
Presidente da Câmara Municipal, José Luiz das Graças, apresentará projeto de lei que dá o Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) com o nome do ex-vereador Valdeci Amorim de Lima
Presidente da Câmara Municipal, José Luiz das Graças, apresentará projeto de lei que dá o Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) com o nome do ex-vereador Valdeci Amorim de Lima Foto: Divulgação

O presidente da Câmara Municipal, José Luiz das Graças, apresentará à Casa um projeto de lei que dá o Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) de São Sebastião do Paraíso o nome do ex-vereador Valdeci Amorim de Lima, que ocupou uma das cadeiras do Legislativo entre os anos de 2001 e 2004.

Conforme explica o autor do Projeto de Lei nº 5515, a homenagem póstuma seria um reconhecimento à incessante luta de Valdeci pela implantação de um banco de coleta de sangue no município. "Valdeci, ao longo de sua vida, demonstrou uma profunda dedicação à causa da coleta de sangue, reiteradamente pleiteando a instalação de um centro especializado em São Sebastião do Paraíso. Embora não tenha vivido para ver o fruto de seu trabalho e dedicação, sua semente plantada naquela época finalmente germinou, culminando na concretização do projeto do PACE", declara das Graças.

Em sua justificativa, o presidente da Câmara destaca a "vitalidade dos bancos de sangue para a saúde pública, bem como a contribuição inestimável de Valdeci para a realização desta iniciativa.” A decisão de atribuir o nome de Valdeci ao PACE é vista como uma homenagem adequada, dada a sua ligação com a coleta de sangue e o impacto que teve sobre a saúde do município. A tragédia de sua morte por câncer, depois de 30 anos de serviço na Santa Casa de Misericórdia, torna a denominação ainda mais significante", conclui o vereador.

 Em abril de 2003, o então vereador encaminhou um ofício à prefeita da época, Marilda Melles, indicando a necessidade de um posto de coleta de sangue em Paraíso, alegando que doadores da cidade enfrentavam dificuldades para viajar até Passos para tal procedimento. "Os doadores reclamam que o atendimento só pode ser feito em dias úteis, assim sendo, os patrões não querem liberar seus funcionários. Fica difícil, para estas pessoas, mesmo com o transporte que sai todas as sextas-feiras oferecida pelo Pronto Socorro. A equipe do Hemominas de Belo Horizonte, salientou que após a implantação do Hospital do Coração, do Centro Oncológico, da UTI neonatal e da Maternidade de Alto Risco, aí sim, acidade comportaria uma Unidade do Hemominas. Mas como isto é para longo prazo, temos que agilizar e lutarmos para que possa ser o mais urgente possível a implantação de um "Posto de Coleta de Sangue móvel", pois nossos hospitais estão sendo prejudicados com a falta de sangue", disse Valdeci Amorim de Lima no documento.

O projeto de lei de José Luiz das Graças ainda trata da revogação da Lei Municipal nº 4587, de junho de 2019, que originalmente designava o nome de Valdeci Amorim de Lima ao centro esportivo do bairro Residencial Santa Tereza. Uma proposta subsequente deverá renomear o centro esportivo em homenagem ao jornalista Ronaldo Faladise, personagem paraisense ligado ao esporte local e que faleceu no ano passado.