JUVENTUDE

Atleta paraisense faz história nos Jogos Brasileiros da Juventude

Campeã estadual dos Jogos Estudantis, Nataly Conceição representou Minas Gerais na competição nacional
Por: Ralph Diniz | Categoria: Esporte | 09-09-2023 06:40 | 3496
Aos 17 anos, atleta sonha em se profissionalizar no salto em distância e já busca equipes para o ano que vem
Aos 17 anos, atleta sonha em se profissionalizar no salto em distância e já busca equipes para o ano que vem Foto: Reprodução

São Sebastião do Paraíso tem tradição na revelação de jovens talentos para o esporte. E o novo fruto dessa história vitoriosa atende pelo nome de Nataly Conceição, uma jovem de apenas 17 anos que tem conquistado grandes resultados no salto em distância. Neste mês, ela terminou os Jogos Brasileiros da Juventude, realizado em Pirassununga (SP) na sexta colocação.

Aluna da Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiori (Ditão), Nataly saltou 4,99 metros, uma marca celebrada por todos que acompanham o seu desenvolvimento. Um dos responsáveis pelo resultado e pela evolução da atleta foi o professor e também atleta César Leandro, que se disponibilizou a treinar a garota por conta própria durante o mês que antecedeu o campeonato nacional. “Ele não tinha nenhuma obrigação comigo, mas me ajudou. Graças a ele eu obtive um resultado muito bom”, agradece.

Esta conquista é ainda mais significativa considerando que Nataly já havia demonstrado seu talento em competições anteriores. Ela foi a grande campeã no salto em distância nos Jogos Estudantis de Minas Gerais (JEMG) e, com tal feito, ganhou o direito e a responsabilidade de representar não só São Sebastião do Paraíso, mas todo o estado de Minas Gerais na competição nacional.

A história de Nataly com o atletismo começou de forma inesperada. “Bom, eu iniciei o esporte na Escola Municipal Ibrantina do Amaral com o professor Josemar. Comecei no futsal e no vôlei, nem pensava em atletismo. Mas uma vez ele me colocou no salto em distância e de lá pra cá, nunca mais parei,” relembra.

Em 2019, Nataly já mostrava seu potencial. “Participei da fase estadual do JEMG e ganhei, indo para a fase brasileira dos Jogos Escolares da Juventude pela minha primeira vez,” disse a atleta. E sobre a experiência nos jogos, ela destaca: “Participar desses jogos é uma experiência muito boa. Você conhece novos atletas, faz amigos, conversa. Conhecer atletas de outros estados e até mesmo de Minas Gerais é uma experiência que só quem tem a oportunidade sabe quão boa é”.

A jovem atleta tem uma sólida base de apoio em casa. “Eu moro com minha mãe, avó e tios. Eles sempre me apoiaram muito. Tenho um irmão mais novo e um priminho que também querem ser futuros atletas,” compartilha com um sorriso no rosto. Além disso, Nataly Conceição

Quanto ao futuro, Nataly não quer parar por aqui e tem planos ambiciosos: “Pretendo seguir profissionalmente no atletismo e na minha prova. Ano que vem, quero tentar entrar em alguma equipe boa e participar de outras provas para levar o nome da nossa cidade para onde eu for”.

E ao refletir sobre o significado do esporte em sua vida, a resposta de Nataly é sincera e direta: “O esporte para mim significa felicidade, porque estou fazendo algo que gosto. E para mim, o esporte é sinônimo de felicidade”, conclui a jovem.

Nataly Conceição salta 4,99 metros na competição nacional e conquista grande resultado para Paraíso