PRESÍDIO

Trio é preso por arremessar celulares para dentro do presídio de Paraíso

Com os autores, a polícia encontrou um aparelho telefônico envolto em papel higiênico e espuma. Um dos homens estava foragido da justiça
Por: Ralph Diniz | Categoria: Polícia | 15-09-2023 15:15 | 3003
Foto: Arquivo "JS"

Suspeitos de enviar telefones celulares para dentro do presídio de São Sebastião do Paraíso, três homens foram presos pela polícia na madrugada de sexta-feira, 15. Os indivíduos arremessavam os aparelhos telefônicos por cima do muro do estabelecimento prisional. Um smartphone envolto em papel higiênico e espuma foi apreendido.

Por volta das 4h15, a seção de Inteligência do 43º Batalhão de Polícia Militar constatou que indivíduos iriam arremessar três aparelhos celulares para o interior do presídio. Pouco depois, a PM foi informada por um policial penal de que uma motocicleta transitava pelos arredores da cadeia. O agente ainda informou que, em determinado momento, um passageiro havia sido deixado pelo condutor da moto ao lado de um dos muros, se embrenhando em um matagal próximo em seguida.

Diante dos fatos, equipes de policiais miliares se deslocaram até o bairro São Judas Tadeu, onde fica o presídio, e durante buscas  uma guarnição se deparou com o condutor da motocicleta que estava rondando o estabelecimento prisional. Ao ser abordado e questionado sobre sua presença ali, o autor, de 35 anos, entrou em contradição por diversas vezes. Além disso, ele não soube responder a razão pela qual carregava um capacete no braço, uma vez que usava outro. Ele não tinha Carteira Nacional de Habilitação. Durante busca pessoal, a PM encontrou um carretel de linha de pedreiro em um dos bolsos do indivíduo. Agentes do presídio confirmaram que ele era o homem que fazia a cobertura enquanto os comparsas arremessavam os celulares por cima do muro.

Na sequência, outra guarnição avistou os outros dois suspeitos próximos à entrada do presídio, na rua Capitão Emílio Carnevale. Ao perceberem a aproximação da viatura, a dupla tentou fugir e um deles dispensou um invólucro. Os policiais alcançaram os homens e os renderam. No pacote deixado no chão, foi encontrado um pedaço de espuma com um corte no meio, onde havia um telefone celular envolto em grande quantidade de papel higiênico. Segundo a polícia, a embalagem teria sido feita para proteger o aparelho do impacto ao ser arremessado para dentro do estabelecimento prisional.

Ao serem indagados, os dois indivíduos também apresentaram versões diferentes e controversas dos fatos. Diante do exposto, eles foram presos em flagrante delito pelos crimes de ingressar, promover, intermediar, auxiliar ou facilitar a entrada de aparelho telefônico de comunicação móvel sem autorização legal em estabelecimento prisional, bem como por associação criminosa.

Durante pesquisa no sistema informatizado da polícia, ficou constatado que o suspeito de 39 anos é foragido da justiça, tendo um mandado de prisão em aberto contra ele. Os três suspeitos foram levados à 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Paraíso e, depois, seguiram para o presídio local. O aparelho celular e os demais objetos foram aprendidos e a moto usada no crime foi removida para um pátio credenciado do Detran.