XEQUE MATE

Olavo Oliveira: A Jornada de um Peão ao Título de Mestre Nacional de Xadrez

Por: Gérson Peres Batista | Categoria: Esporte | 17-09-2023 06:48 | 993
Olavo com seu certificado de Mestre Nacional de Xadrez homologado pela CBX
Olavo com seu certificado de Mestre Nacional de Xadrez homologado pela CBX Foto: Reprodução

Há sete anos, um garotinho curioso, com apenas cinco anos de idade, encontrou um desafio intrigante na cidade de Passos/MG: o xadrez.

Com tabuleiro e peças em mãos, incentivado pela família, o menino Olavo Tadeu Carvalho Oliveira mergulhou no mundo das 64 casas mágicas, onde logo descobriu um amor pelo jogo que perdura até hoje.

Olavo começou a ter aulas de xadrez, tanto presenciais no Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso/MG quanto online, com um treinador dedicado.

Dedicou-se de corpo e alma, mostrando talento, inteligência aguçada e um esforço incansável, progredindo rapidamente em sua técnica.

Esses anos foram repletos de desafios, todos os dias buscando aperfeiçoar sua compreensão do xadrez e aplicar seus conhecimentos teóricos no tabuleiro.

Seu primeiro grande feito veio aos seis anos, quando conquistou o Brasileiro Escolar.

Vieram mais conquistas como o Brasileiro Sub8 (FE NAC), e o bronze no Sul-Americano da Juventude na Argentina, que rendeu o título de Candidato a Mestre, da FIDE, condicionado à obtenção da faixa de rating e aos 11 anos foi Campeão Sul-americano Escolar no Paraguai.

Olavo estudava partidas de grandes mestres, aprimorando suas habilidades nos seis pilares do xadrez: abertura, tática, estratégia, final, meio-jogo e análise/cálculo, além de passar horas incontáveis aprimorando seu senso prático.

Em 2023, aos doze anos, foi o representante oficial da América do Sul no Mundial Escolar na Grécia, uma experiência marcante em sua carreira.

Apesar de não conquistar o título, a competição fortaleceu sua determinação.

De volta ao Brasil, competiu no Campeonato Brasileiro Sub12, onde sua experiência internacional fez a diferença.

Com cinco vitórias convincentes e um empate, ele se tornou bicampeão nacional do FENAC - Festival Nacional da Criança e alcançou o título de Mestre Nacional de Xadrez, uma façanha notável para alguém de sua idade.

A jornada de Olavo Oliveira, agora residindo em Sinop/MT, é uma história de perseverança, lembrando-nos de que, mesmo jovens, podemos realizar nossos sonhos com determinação e apoio.

Olavo Oliveira, de um menino de cinco anos a Mestre de Xadrez, está apenas começando sua jornada.

Ele é um herói do xadrez que já inspirou jovens enxadristas em diversos países, provando que com apoio familiar, uma escola visionária e uma equipe multidisciplinar, não há barreiras intransponíveis.

O Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso (CXSSP) se orgulha de contar com Olavo Tadeu Carvalho Oliveira entre seus membros, um exemplo para toda a comunidade enxadrística.

Parabéns também a seu irmão, Tobias Luiz Carvalho de Oliveira, de 9 anos, sócio do CXSSP e vencedor de títulos nacionais e internacionais.

Para concluir, uma mensagem inspiradora do Mestre Nacional Olavo Oliveira: “Sonhe alto, trace planos e trabalhe todos os dias para tornar seus sonhos realidade. Você é capaz!”.

Campeonatos Nacionais:

> Campeão Brasileiro de Xadrez Clássico Escolar - Categoria 1ª série, realizado pela Confederação Brasileira de Xadrez, em 2017, na cidade de Blumenau/SC.

> Bicampeão Brasileiro de Xadrez, conquistados no Festival Nacional da Criança sub 8 em 2019 na cidade de Flo-rianópolis e na categoria sub 12 em 2023 na cidade de Natal, ambos realizados pela Confederação Brasileira de Xadrez, conquistando a vaga de representante oficial do Brasil nos torneios: Pan-americano, em agosto/2023 em Chicago/U.S.A.; no Mundial, que acontecerá em outubro/2023 no Egito e no Sul-americano que acontecerá em dezembro no Brasil.

Campeonatos Internacionais:

> Medalha de bronze no Festival Sul-americano de Xadrez – categoria sub 8, realizado em 2019, pela Federação Internacional de Xadrez das Américas, em Buenos Aires/Argentina; que lhe garantiu o direito ao título de Candidato a Mestre, da FIDE, condicionado à obtenção da faixa de rating.

> Campeão Sul-Americano de Xadrez Escolar – Categoria Sub 11 Absoluto – realizado em dezembro de 2022, pela Federação Internacional de Xadrez das Américas , na cidade de “Ciudad del Leste”, no Paraguai, definindo-o como representante oficial da América do Sul no Campeonato Mundial de Xadrez Escolar em Rhodes, na Grécia.

> Representou o Brasil, no Campeonato Mundial de Cadetes realizado em agosto/2017, em Poços de Caldas/MG.

> Representou o Brasil, na categoria sub 08, no Festival Pan-americano da Juventude realizado em julho/2018, Federação Internacional de Xadrez das Américas, em Santiago/Chile.

> Foi o representante oficial do Brasil no Festival Sul-Americano da Juventude, na categoria sub 8, realizado em dezembro/2018, pela Federação Internacional de Xadrez das Américas, na cidade de Lima, no Peru.

> Foi o representante oficial do Brasil, na categoria sub 08, no Festival Pan-americano da Juventude realizado em 2019, pela Federação Internacional de Xadrez das Américas, na cidade de Guayaquil, no Equador.

> Como atual Campeão Sul-Americano Escolar, categoria sub 11, Foi o representante oficial do Brasil, na categoria sub 13, no World School Champion-ship 2023 (Campeonato Mundial de Xadrez escolar) realizado em abril/2023, em Rhodes/Grécia.

> Como atual Campeão Brasileiro  sub 12,  Foi o representante oficial do Brasil, na categoria sub 12, no XXXIII Pan-American Youth Chess Festival 2023 (Campeonato Panameri-cano de Xadrez 2023) realizado em agosto/2023, em Chicago/U.S.A.

Campeonatos Estaduais:

> Bicampeão Estadual de Minas Gerais na Categoria sub 8 nos anos de 2017 e 2018.

> Tetracampeão Estadual de Mato Grosso nas categorias sub 8, 10 e 12, nos anos de  2019, 2021, 2022 e 2023.

Títulos:

> Recebeu o Título de Candidato a Mestre (CM-MG) pela Federação Mineira de xadrez, em março/2019.

> Recebeu o Título de Mestre Nacional (MN) pela Confederação Brasileira de Xadrez em junho/2023.