A virtude da fortaleza possui dois braços: um é a capacidade de fazer coisas difíceis, o outro é a capacidade de resistir às tentações.
Quando falamos de crianças é importante ressaltar que formamos os bons hábitos primeiro. A virtude em si requer do indivíduo a vontade própria para agir. A vontade é a capacidade de transformar o querer em fazer. Requer do ser humano certa maturidade. Por isso, nós como pais e educadores, exercemos na primeira infância o papel de vontade auxiliar. Ou seja, ajudamos nossos filhos a escolherem o bem.
Podemos, desde cedo, formar os bons hábitos que futuramente serão as virtudes que tanto falamos. Mas então, como desenvolver a fortaleza ainda na infância?
1 - Ensinar a criança a comer de tudo
Veja bem, há uma diferença entre comer de tudo e comer tudo que está no prato. Para desenvolver a fortaleza é preciso comer de tudo um pouco: verduras, legumes, grãos, vários tipos de carne, etc. Quando a criança se acostuma a comer de tudo, percebe que também é preciso comer aquilo que nem sempre agrada o paladar. Essa capacidade está totalmente ligada a conseguir, futuramente, a fazer o que não é prazeroso, mas necessário, como estudar para o vestibular, por exemplo.
2 - Comer mais daquilo que não gosta e menos daquilo que gosta
Essa estratégia pode ser adotada também pelos adultos. Quando decidimos por mais salada e abdicamos de repetir a sobremesa, por exemplo, estamos treinando a capacidade de resistir. Este exercício também auxilia na capacidade de sair da zona de conforto e procurar levar uma vida mais equilibrada.
3 - Se servir por último nas refeições.
Outra forma de crescer na fortaleza é exercitar a capacidade de esperar e ceder. Quando sentamos à mesa e corremos para nos servir, em geral, é porque desejamos o melhor pedaço. Servindo-se por último, escolhendo dar a melhor porção para o outro e guardar um pouco para quem não está presente, são estratégias bem pertinentes para auxiliar no desenvolvimento da fortaleza.
4 - Terminar uma atividade antes de começar outra.
É muito comum as crianças brincarem com um brinquedo, perder o interesse e logo brincar de outra coisa. O problema é que, geralmente, passam para outra brincadeira sem guardar os brinquedos usados na anterior. É preciso ensinar à criança que ela precisa concluir as coisas e organizar o espaço antes de fazer outra coisa. Isso vale para brinquedos, material escolar, roupas, etc. Uma pessoa que tem fortaleza resolve suas pendências.
São atividades simples, mas que trazem um bem enorme para a formação dos nossos filhos. No Colégio NESFA entendemos que cada aluno é único e irrepetível. Nossa missão é ajudar as famílias na formação integral de seus filhos. Por isso investimos no ensino das virtudes.