INCÊNDIO

Família escapa ilesa de incêndio em Paraíso

Corpo de Bombeiros atua rapidamente e contém as chamas; mãe estava com seus três filhos em casa no momento do incidente
Por: Ralph Diniz | Categoria: Acidente | 05-10-2023 10:40 | 2055
Interior da casa foi tomada por uma fumaça densa, mas moradores não ficaram intoxicados
Interior da casa foi tomada por uma fumaça densa, mas moradores não ficaram intoxicados Foto: Reprodução

Um incêndio em uma residência, situada no Jardim Europa, mobilizou o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de São Sebastião do Paraíso na manhã de terça-feira, 3. Uma mulher e seus três filhos estavam na casa naquele momento. Apesar do susto e dos prejuízos materiais, ninguém se feriu.

Os militares foram acionados por volta das 9h. Ao chegarem ao local, foi constatado que todos os ocupantes já haviam evacuado a casa e um Chevrolet Monza foi retirado intacto da garagem com a ajuda de vizinhos.

Após desligar a energia da residência, os bombeiros, ingressaram na casa tomada por uma densa fumaça. O foco principal das chamas se originava próximo à geladeira, na área dos fundos. O gás proveniente de um botijão P13, que estava rompido, ainda vazava.

Segundo informações, grande parte dos utensílios e móveis da cozinha, incluindo fogão, geladeira e mesa, já estavam destruídos pelas chamas. Além disso, danos estruturais foram identificados na laje da cozinha e a pintura interna da casa foi comprometida.

Os bombeiros utilizaram jatos atomizados para controlar o incêndio e, posteriormente, removeram o botijão para fora da casa. A ventilação dos cômodos foi realizada com a abertura das janelas e o uso da técnica de ventilação com jato neblinado, para dissipar a fumaça.

Durante o incidente, a mãe e seus três filhos, de 13, 5 e 2 anos, estavam na casa, mas felizmente não sofreram ferimentos. Após conter o incêndio e realizar o rescaldo, os bombeiros orientaram a moradora a não retornar ao imóvel até que a Defesa Civil realizasse uma avaliação completa da estrutura. Embora a causa do incêndio não tenha sido determinada, suspeita-se que um curto-circuito na rede elétrica tenha ocasionado as chamas.

O sargento Giovani Duarte, do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros, alerta sobre a importância da prevenção de incêndios elétricos e oferece algumas recomendações: “Nunca sobrecarregue tomadas com muitos aparelhos, utilizando extensões e benjamins com prudência; é essencial realizar manutenções elétricas periodicamente, sempre com a assistência de profissionais capacitados; evite a utilização de equipamentos elétricos que apresentem fios desencapados ou danificados; mantenha materiais inflamáveis afastados de fontes elétricas; tenha cautela ao ligar diversos aparelhos de alto consumo ao mesmo tempo em uma única rede e, ao perceber qualquer irregularidade, como cheiro de queimado, desligue imediatamente o disjuntor e consulte um especialista”.