A presença dos jovens em Plenário marcou, nesta semana, o encerramento oficial do Parlamento Jovem 2023 na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso. Na ocasião, eles entregaram a todos os vereadores o Documento Final Municipal, que contém todas as propostas aprovadas pelos alunos para o tema desta edição: “Jovem e Mercado de Trabalho”. As ideias, ao serem analisadas pelos parlamentares, podem se tornar leis municipais ou indicações ao Poder Executivo.
JOVENS EM DESTAQUE
Durante a sessão ordinária (2/10), fizeram uso da tribuna os estudantes de ensino médio Ana Beatriz Fonseca, Geovana dos Santos, Kauã Felipe Silva, Kauã José da Silva, Lucyan Bertoluchi e Maria Fernanda Montanhini.
Para Maria Fernanda, o Parlamento Jovem “proporciona a oportunidade de vivenciar o funcionamento do sistema político, compreender a importância do diálogo e do debate e desenvolver habilidades de liderança. Ao participar ativamente no PJ, temos a chance de expressar nossas opiniões, apresentar propostas e influenciar as políticas públicas que afetam diretamente nossas vidas”. Kauã José acredita que o projeto ajuda a romper com estereótipos negativos associados à juventude, “nos mostrando que os jovens são capazes de pensar criticamente, propor soluções inovadoras e se engajar de forma construtiva na sociedade”.
Segundo Kauã Felipe, o tema “Jovem e Mercado de Trabalho” aborda um dos principais desafios enfrentados pela juventude na atualidade. “A inserção dos jovens no mercado de trabalho é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do país e para o crescimento pessoal desses indivíduos. No projeto, discutiu-se amplamente a importância da qualificação profissional dos jovens. A educação técnica e profissionali-zante foi destacada como uma alternativa viável, para preparar os jovens para o mercado de trabalho, fornecendo-lhes habilidades específicas e conhecimentos práticos que os tornem mais competitivos”.
Bia destacou também os debates sobre medidas para incentivar a diversidade nas empresas e garantir igualdade salarial entre os gêneros. “As discussões sobre o tema apontaram para a necessidade de políticas públicas efetivas que promovam a inclusão e o desenvolvimento dos jovens no mercado de trabalho”. Por isso, concluiu Geovana, que os participantes entregaram aos vereadores as propostas para análise. “Para ajudar o jovem a investir em si mesmo e ter um futuro melhor”. (Ascom CM SSP)