QUADRILHA

Polícia Civil de Paraíso desarticula quadrilha de estelionatários

Grupo especializado em aplicar golpes financeiros fez várias vítimas na cidade nos últimos dias
Por: Ralph Diniz | Categoria: Polícia | 11-10-2023 07:26 | 1264
Cartões bancários de vítimas e máquinas usadas em golpes foram apreendidas com os suspeito
Cartões bancários de vítimas e máquinas usadas em golpes foram apreendidas com os suspeito Foto: Divulgação

 

Em ação realizada no último final de semana, a 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de São Sebastião do Paraíso encaminhou para prisão preventiva seis indivíduos acusados de formar uma organização criminosa especializadas em cometer estelionatos em vários municípios dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Segundo Rafael Gomes, delegado responsável pela Delegacia de Fraudes da regional, o modus operandi dessa organização envolvia um esquema em que os acusados ligavam para potenciais vítimas, se apresentando como funcionários bancários, e alertavam sobre a suposta clonagem de seus cartões. Na sequência, solicitavam a senha e um representante do grupo retirava o cartão na casa da vítima, que posteriormente sofria inúmeras transações fraudulentas.

A operação policial teve início em agosto, após a prisão de um membro da quadrilha pela Polícia Militar. Este, ao ser capturado, estava em pleno ato, recolhendo cartões e fingindo ser um empregado da Caixa Econômica Federal. Dando sequência às investigações, a Polícia Civil identificou os membros da organização, todos residentes em São Paulo. O grupo, em dois dias, enganou três idosos em São Sebastião do Paraíso, acumulando um dano financeiro de cerca de R$ 20 mil.

Ainda de acordo com Gomes, durante as investigações foi observado que os acusados tinham um padrão de vida luxuoso, com uma movimentação financeira estimada em milhões por mês e viagens internacionais recorrentes. Com o inquérito finalizado, os documentos foram remetidos à Vara Criminal de São Sebastião do Paraíso, que decidirá sobre os pedidos de prisão propostos pela Polícia Civil. Com os suspeitos foram encontrados cartões bancários de algumas das vítimas, bem como máquinas usadas nos golpes financeiros.