NESFA

Paciência: a virtude que nos falta

Por: . | Categoria: Educação | 18-10-2023 10:02 | 1496
Laura de Pádua Nascimento Rodarte, Psicopedagoga e Coordenadora Educacional
Laura de Pádua Nascimento Rodarte, Psicopedagoga e Coordenadora Educacional Foto: Reprodução

A paciência pode ser vista como um sinal de fraqueza para alguns, entretanto, é uma das mais preciosas virtudes a se conquistar.

Quantas vezes deixamos de colocar em prática a virtude da paciência e acabamos machucando as pessoas que amamos? Sempre que isso acontece vem o remorso, que rasga nossa alma de arrependimento.

Por isso que precisamos ser vigilantes e exercitar a paciência nas pequenas coisas, para que não nos falte nas grandes.

A seguir, 5 maneiras de exercitar a paciência: 

  1. Não resmungar

Vira e mexe as coisas saem diferentes do que planejamos. A frustração é inevitável, mas resmungar é opcional. Nós temos total poder de escolher como vamos agir diante das frustrações.

  1. Sorrir e cumprimentar

No dia a dia convivemos com pessoas que não temos afinidade. É comum termos no nosso círculo de convivência aquele "dito cujo que o santo não bate de jeito nenhum". Por isso mesmo, precisamos nos esforçar para sorrir, cumprimentar essa pessoa e tratá-la com respeito. Se você for capaz de ser legal com quem não gosta, por que não será com quem você ama?

  1. Ser gentil ao dar ordens

Pedir as coisas com gentileza, além de ser mais eficaz, é um excelente exercício para desenvolver a paciência. Uma pessoa impaciente tem o hábito de dar ordens, atropelar o outro e querer tudo no tempo dela. Por isso, ao pedir com gentileza, treinamos também nossa capacidade de esperar. Além disso, as pessoas se sentem mais engajadas em nos atender.

  1. Ouvir uma história com atenção

Nossa capacidade de atenção vem diminuindo cada vez mais por conta do excesso e da velocidade de informações que nosso cérebro recebe. Parar para ouvir alguém requer habilidade, uma vez que temos de respeitar o tempo de quem fala. A escuta ativa é grande aliada da paciência.

  1. Ter o hábito da oração

Orar, meditar, rezar, se conectar com Deus nos ajuda muito na medida em que podemos ser sinceros conosco mesmos, abrir o coração e colocar em oração tudo aquilo que nos aflige. Essa atitude nos ajuda a exercitar também a confiança, uma vez que a esperança aumenta e a certeza de que Deus está no controle aparece.

Toda virtude requer um esforço. No Colégio NESFA ajudamos alunos, famílias, professores é colaboradores a se tornarem a melhor versão de si. Investimos tanto na formação da equipe, quanto na formação de pais. Venha nos fazer uma visita.