ALVARÁ SOLTURA

Detento com suspeita de meningite recebe alvará de soltura

Preso foi desligado do sistema prisional de Paraíso após decisão judicial; 17 colegas de cela estão em isolamento
Por: Ralph Diniz | Categoria: Polícia | 21-10-2023 06:00 | 488
Foto: Arquivo

Uma decisão da Justiça, tomada na terça-feira, 17, desligou um detento do sistema prisional da unidade de São Sebastião do Paraíso. O detento está internado na UTI da Santa Casa do município sob suspeita de meningite bacteriana. A informação sobre a decisão foi divulgada três dias após a determinação.

O detento, que estava no presídio de Paraíso há oito meses, manifestou sintomas no dia 10 e foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Posteriormente, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa. No início da semana, a direção do hospital indicou que o paciente ainda estava sob investigação e não tinha um diagnóstico confirmado.

Informações extraoficiais obtidas pela reportagem do Jornal do Sudoeste apontam que, na segunda-feira, 16, familiares do detento teriam recebido um relatório médico informando que ele estaria em coma e entubado, com indicação de infecção cerebral.

Diante da situação, a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) isolou 17 detentos que estavam na mesma cela que o paciente. As visitas a esses internos foram suspensas. O monitoramento destes detentos está a cargo do setor de saúde do Departamento Penitenciário (Depen-MG) e da Secretaria Municipal de Saúde de Paraíso. Relatórios indicam que os detentos monitorados não manifestam sintomas da doença até o momento.

Até o fechamento desta reportagem, não há outros registros da doença na cidade ou no presídio, e as medidas preventivas adotadas têm como objetivo manter a situação sob controle.