Sergio Magalhães, de Interlagos
A previsão era de pequena possibilidade de chuva leve para esta sexta-feira em São Paulo, mas o que veio foi uma tempestade que transformou a tarde em noite fechada com muito vento e chuva forte quando faltavam seis minutos para o fim da classificação para o GP de São Paulo que será realizado neste domingo. E Max Verstappen, da Red Bull, vai largar mais uma vez da pole position. O já tricampeão mundial por antecipação tinha o melhor tempo quando a chuva chegou de uma vez e a classificação foi encerrada. Charles Leclerc, da Ferrari, vai largar ao seu lado na primeira fila, com as duas Aston Martin formando a segunda fila, com Lance Stroll em 3º e Fernando Alonso em 4º. Lewis Hamilton vai largar da 5ª posição, seguido pelo companheiro de Mercedes, George Russell em 6º. Lando Norris com a McLaren fez o 7º tempo e na sequência, Carlos Sainz (Ferrari), Sergio Pérez (Red Bull), e Oscar Piastri (McLaren) fechando os dez primeiros.
A sexta-feira começou com notícia importante em Interlagos. Numa coletiva de imprensa com o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, o CEO da F1, Stefano Domenicali, e o promotor do Grande Prêmio de São Paulo, Alan Adler, foi anunciado a extensão do contrato do GP de São Paulo até 2030 em Interlagos. O atual contrato vence em 2025 e, portanto, serão no mínimo mais oito anos de F1 no circuito paulistano contando com o deste final de semana.
Interlagos recebe pela terceira vez o formato de corrida sprint, a mini corrida que será realizada amanhã à tarde. Por conta disso, toda a programação normal de um final de semana de Grande Prêmio sofre alterações. E hoje foi dia de classificação valendo o grid de largada para a prova principal no domingo. Os pilotos tiveram apenas um treino livre para o acerto dos carros antes de irem para a classificação, que começou com 30ºC de temperatura ambiente e 40ºC no asfalto. Nuvens ameaçadoras começaram a se formar e o primeiro bloco (Q1) foi liderado por George Russell apenas 0s096 mais rápido que Verstappen. Os eliminados foram Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo, ambos da Alpha Tauri, Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Logan Sargeant (Williams) e Guanyu Zhou (Alfa Romeo). Menos de 1 segundo separou o primeiro do último colocado. Interlagos sempre proporciona equilíbrio.
O Q2 começou com temperatura um pouco mais baixa, 28ºC ambiente e 35º no asfalto. Era a chuva que vinha se aproximando. Lando Norris fez 1:10:021 e ficou com o melhor tempo, 0s141 à frente de Verstappen. Nico Hulkenberg (Haas), Esteban Ocon (Alpine), Pierre Gasly (Alpine), Kevin Magnussen (Haas), o pole position do ano passado, e Alex Albon (Williams) foram os eliminados. Novamente menos de 1 segundo separou o primeiro do 14º colocado.
O bloco decisivo começou ainda com pista seca, mas a escuridão e o vento foram tomando conta de Interlagos até que a chuva desabou causando inclusive estragos em algumas instalações do autódromo e não houve mais condições de prosseguir. Esta é a 31ª pole position de Verstappen, a 11ª do ano e a segunda em Interlagos.
A programação do GP de São Paulo tem para amanhã às 11h a classificação para a corrida sprint que terá a largada às 13h30, tudo ao vivo na TV Band.