ESPECIAL POLEPOSITION INTERLAGOS

Favorito, Max Verstappen não toma conhecimento e vence em Interlagos de ponta a ponta

Prova foi marcada por disputas intensa entre Alonso e Pérez pelo 3º lugar, separados por apenas 0s053 na linha de chegada
Por: Sérgio Magalhães | Categoria: Esporte | 05-11-2023 09:44 | 1068
Max Verstappen vence em Interlagos numa corrida marcada pela disputa do 3º lugar
Max Verstappen vence em Interlagos numa corrida marcada pela disputa do 3º lugar Foto: Pirelli Motorsport

Sergio Magalhães, de Interlagos

Interlagos parece ter um quê especial. Todos os pilotos se sentem em casa nesta pista e ela convida-os para se divertirem pelos 4.309 metros do espetacular traçado paulistano. E como todos atiçados, abre precedentes para o caos. Logo na largada Alex Albon foi tocado por Nico Hulkenberg e acertou Kevin Magnussen. O Safety Car entrou na pista, mas a prova foi paralisada com bandeira vermelha para reparos na barreira de proteção e limpeza da pista. Um pouco antes, na volta de apresentação, Charles Leclerc, o 2º colocado no grid, sofreu falha mecânica e bateu forte na Curva do Laranjinha, ficando fora da prova antes da largada.

Quando a nova largada foi autorizada, Max Verstappen repetiu o que já havia feito poucos minutos antes: acelerou forte quando as luzes vermelhas se apagaram e assumiu a ponta à frente de Lando Norris e Fernando Alonso que também fez grande largada superando Lewis Hamilton que contornou melhor o S do Senna e assumiu momentaneamente a terceira posição. Mas o dia não era da Mercedes. A equipe alemã que vinha em ascensão nas últimas duas corridas, deu vexame em Interlagos. Uma tarde bem diferente da do ano passado, quando George Russell e Hamilton fizeram a dobradinha em Interlagos.

O heptacampeão que ainda vislumbra o vice-campeonato em disputa com Sergio Pérez, acabou sendo ultrapassado duas vezes pelo mexicano na corrida e terminou apenas em 8º lugar, enquanto Russell abandonou a prova na 59ª volta.

Na 8ª volta Norris ameaçou ultrapassar Verstappen numa disputa roda a roda no final da reta oposta, mas Verstappen se manteve na frente. Foi o único susto do holandês já tricampeão mundial por antecipação. A partir daí Verstappen comandou a corrida sem ser ameaçado, ainda que a distância que o separou de Norris não tenha sido grande como em outras provas, apenas 8s277. Sinal do crescimento da McLaren que vem em plena evolução desde a segunda metade do campeonato.

Mas atrás dos dois primeiros colocados a luta foi intensa. Depois de ultrapassar Hamilton, Pérez que largou da 9ª posição foi escalando o pelotão e empacou atrás de Fernando Alonso que vinha meio que desiludido com o rendimento da Aston Martin nas últimas corridas. “A Aston Martin não luta por mais nada nesta temporada”, disse após o GP da Cidade do México no domingo passado. Mas os carros verdes se encontraram em Interlagos. Lance Stroll havia obtido a terceira posição na classificação para o GP de São Paulo e Alonso a quarta. E o espanhol lutou com unhas e dentes para se segurar na última vaga do pódio.

Pérez com mais carro não conseguia se aproximar o suficiente para tentar a ultrapassagem, e só nas duas voltas finais que o mexicano partiu decido e conseguiu superar o espanhol que tentou dar o troco e não conseguiu. Mas Alonso estava numa grande tarde, e mesmo com carro inferior ao da Red Bull, partiu com tudo e fez uma bela ultrapassagem sobre Pérez no final da reta oposta. Pérez tentou dar o troco, mas não deu. Apenas 0s053 separaram os dois na linha de chegada com Alonso voltando ao pódio desde o GP da Holanda, em agosto.

Lance Stroll completou a prova na 5ª posição, seguido por Carlos Sainz, Pierre Gasly, Lewis Hamilton, Yuki Tsunoda e Esteban Ocon completando os 10 primeiros que pontuaram.

O GP de São Paulo registrou um excepcional público recorde para o Brasil de 267 mil pessoas que passaram por Interlagos nos três dias de evento, superando os 235 mil do ano passado. Na sexta-feira, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou a extensão do contrato entre a Prefeitura de São Paulo e a Liberty Média para a manutenção do Grande Prêmio até 2030. O atual contrato vai até 2025 e com a demanda de mais países tentando entrar no calendário, a organização do GP de São Paulo não quis correr o risco de ficar de fora. Por tanto, a corrida de F1 em Interlagos está garantida pelos próximos sete anos