DIVULGAÇÃO

Professor do Colégio Paula Frassinetti é autor de um dos textos do ENEM

ENEM 2023
Por: . | Categoria: Educação | 05-11-2023 21:10 | 3361
professor João Lorandi Demarchi
professor João Lorandi Demarchi Foto: Reprodução

No domingo, dia 5 de novembro, aproximadamente 3,9 milhões de alunos prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio. Nesse primeiro dia de provas, o INEP apresenta 45 questões sobre Linguagens e suas Tecnologias e mais 45 questões sobre Ciências Humanas, além de uma proposta de redação.

Uma das perguntas do ENEM trouxe um fragmento de texto escrito por nosso professor João Lorandi Demarchi, para a publicação Le Monde Diplomatique Brasil. Com o título Paulo Freire: a educação é política, o professor do Colégio Paula Frassinetti faz uma análise sobre a obra do educador, autor da “Pedagogia do Oprimido”.

Além de Demarchi, outros autores como Milton Santos, Gabriel García Márquez, Jean-Paul Sartre, Honoré de Balzac, Maurice Merleau-Ponty, entre outros, também são citados nas questões.

A questão 82 da prova branca – também questão 63 da prova rosa - apresenta o trecho do artigo do Prof. Demarchi, que pode ser consultado na publicação original, através do link https://diplomatique.org.br/paulo-freire-a-educacao-e-politica/

Parabéns ao nosso professor pelo reconhecimento ao seu trabalho!

FONTE: Departamento de comunicação do Colégio Paula Frassinertti