NESFA

Palmada resolve mau comportamento?

Por: . | Categoria: Educação | 15-11-2023 07:00 | 1078
Laura de Pádua Nascimento Rodarte, Psicopedagoga e Coordenadora Educacional
Laura de Pádua Nascimento Rodarte, Psicopedagoga e Coordenadora Educacional Foto: Arquivo

Nos últimos anos, vemos um avanço significativo nos estudos relacionados ao comportamento infantil. De modo geral, há um consenso de que bater nos filhos não resolve os problemas relacionados ao mau comportamento. Mas você sabia que, além de não resolver, a palmada piora o comportamento das crianças e diminui a autoridade dos pais?

As crianças aprendem por imitação, dessa forma, quando os pais optam pelo caminho da agressão, estão ensinando à criança que é assim que ela deve agir.

O mau comportamento nunca vem sozinho. Uma criança desafiadora precisa ser entendida. É preciso pensar no contexto: ela quer chamar a atenção? Está com fome? Está com sede? Está com raiva? Está passando por um momento difícil? Está fora da rotina?

O mau comportamento então, é só a ponta do iceberg. É preciso primeiro agir na raiz do problema.

Nesse sentido, é preciso ter em mente que os filhos não querem pais prefeitos, mas pais que reconhecem sua imperfeição e lutam todos os dias para melhorar.

A luta diária dos pais deve ser inspiradora. Não tenha medo de pedir desculpas para seu filho quando for necessário. Não esqueça de dizer o quanto o ama, o quanto ele é importante pra você e, o mais importante, seja o adulto que você deseja que ele se torne um dia.