A estreia em competições de futebol de campo da equipe do Parceiros e Aliados não poderia ser melhor: o time derrotou o Olhos d’Água no último domingo, 12, e se sagrou campeão da Série B da Taça Paraíso. A vitória veio na disputa de pênaltis, consagrando o goleiro Renato como um dos heróis da conquista.
A partida foi realizada no Estádio Comendador João Alves (Paraisense) e, apesar do calor, contou muitos torcedores das duas equipes nas arquibancadas. A temperatura ambiente acima dos 34 graus dificultou o trabalho dos atletas, que não conseguiram balançar as redes nos 90 minutos do tempo regulamentar.
Com o 0 a 0 no placar, Parceiros e Aliados e Olhos d’Água, já classificados para a Série A da Taça Paraíso de 2024, decidiram o título nas cobranças de pênaltis. Após as cinco primeiras cobranças de cada lado, a igualdade entre os times permaneceu (4 a 4), e nos chutes alternados não faltou emoção: Lucas, camisa 9 no Parceiros e Aliados, teve seu chute defendido por Guilherme, dando aos Olhos d´Água a oportunidade de encerrar a disputa se fizesse o gol. Porém, Cássio desperdiçou a cobrança.
Na sequência, Helinho chutou forte no meio do gol e colocou o Parceiros e Aliados em vantagem por 5 a 4. E foi então que a estrela do goleiro Renato, que já havia defendido uma cobrança, brilhou. Pedrinho chutou à meia altura no centro do gol e o arqueiro só precisou esticar a mão esquerda para dar o título inédito ao Parceiros e Aliados. Nesse momento, a festa tomou conta do campo da A.A. Paraisense, que teve o seu gramado invadido por torcedores e familiares dos jogadores.
Marlon Costa, atleta e dirigente da equipe campeã, lembra que o time foi formado pouco antes do início da competição, sem tempo para amistosos ou jogos preparatórios, e ainda assim, teve a melhor campanha da primeira fase da Série B. “À medida que a equipe melhorava, começamos a ser vistos como um dos favoritos, aumentando a pressão e o desafio”, comenta. Para chegar à final, o Parceiros e Aliados derrotou o Independente nas quartas de final e a Coréia F.C. na semifinal pelo mesmo placar: 2 a 1.
Costa também destaca a importância da conquista e agradece aos patrocinadores e enfatiza o trabalho em equipe, em linha com o nome do time, “Parceiros e Aliados”, “onde cada jogador deu o seu melhor pelo outro do início ao fim”.
Em 10 partidas, o Parceiros e Aliados somou oito vitórias e dois empates, marcando impressionantes 30 gols e sofrendo apenas sete. Além do troféu de campeão, a equipe ainda levou os prêmios individuais de “melhor goleiro” (Renato) e “artilheiro” e “craque do campeonato (Vinícius Gambá, com 14 gols).